Niterói e SG terão distribuição de alimentos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ distribuirá, hoje e amanhã (dias 11 e 12), 4 toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social de Niterói e São Gonçalo, numa ação que conta com o apoio dos sindicatos varejistas locais. Os alimentos integram um total de 50 toneladas que serão doadas em 22 municípios do estado, beneficiando cerca de 26 mil pessoas.

O conteúdo são cestas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes) oriundos de propriedades rurais que integram o Mesa no Campo. Por meio do projeto, produtores fornecem seus excedentes - alimentos em perfeito estado e com alto valor nutritivo, mas pouco aproveitamento comercial - ao Mesa Brasil Sesc RJ. O programa, por sua vez, os repassa para entidades socioassistenciais que fazem a distribuição ao público final.

A ação integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade e esperança em 2021.

"Essa agenda de distribuição de alimentos tem como objetivo fazer frente ao cenário que estamos vivendo nesses primeiros meses do ano. Além da queda nas doações recebidas por ONGs e outras entidades, há um crescimento no número de pessoas que perderam suas fontes de renda por conta do recrudescimento da pandemia da Covid-19 e as medidas restritivas adotadas para conter a propagação do vírus. O Sistema Fecomércio RJ, por meio do programa Mesa Brasil Sesc RJ, tem o compromisso de ajudar essas pessoas, muitas delas trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo", diz o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.