Mais 'armas' contra covid-19

De acordo com a pasta, a logística de distribuição foi montada levando em conta as condições de armazenamento - Foto: Divulgação / MarsBars

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Saúde começou a distribuir ontem (10) mais um lote com 1,12 milhão de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech. As doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.

Segundo o ministério, todos os estados e o Distrito Federal receberão o imunizante de forma proporcional e igualitária. Na semana passada, o governo distribuiu o primeiro lote de vacinas da Pfizer com 1 milhão de doses.

De acordo com a pasta, a logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as condições de armazenamento do imunizante. No Centro de Distribuição do ministério, em Guarulhos, as doses ficam armazenadas a uma temperatura de -90°C a -60°C.

Ao serem enviadas aos estados, as vacinas estarão expostas à temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de 2 a 8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

"Em função disso, o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir a aplicação da primeira e segunda doses com intervalo de 12 semanas entre uma e outra", informou o ministério.

A vacinação contra a covid-19 começou no país no dia 18 de janeiro. Até o momento, contando com esse novo lote, foram destinadas a todas as unidades da Federação aproximadamente 75,4 milhões de doses de imunizantes.

AstraZeneca e Coronavac -A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza mais uma entrega de vacina contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. A distribuição de 427.200 doses, sendo 331.200 de Oxford/AstraZeneca e 96 mil de CoronaVac, começou na última quinta-feira (6), seguiu nasexta (7) e foi finalizado ontem (10).

O imunizante da Oxford/AstraZeneca é destinado à segunda dose de trabalhadores da saúde, pessoas de 65 a 69 anos e de 85 a 89 anos, povos e comunidades tradicionais quilombolas. Quanto às doses de CoronaVac, todas são para segunda aplicação de pessoas com 60 a 64 anos, forças de segurança e salvamento e armadas e trabalhadores da saúde.

O município do Rio de Janeiro retirou parte do seu lote na quinta (6) e o restante na sexta-feira (7) na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói. São Gonçalo, Maricá e Niterói retiraram parte de suas doses na sexta (7) e o restante foi retirado sábado (8), também na CGA.

Nesta segunda-feira (10), foi realizada a entrega terrestre para 17 municípios das regiões Metropolitanas I e II. Já para os outros 71 municípios, a distribuição foi também na segunda (10), mas por aeronaves. Os helicópteros partiram às 7h do Grupamento Aeromóvel da PM, em Niterói.

"Vamos continuar mantendo o esquema logístico de entrega da vacina que está sendo realizado desde o início da vacinação. Todos os municípios recebem o imunizante com a mesma celeridade", destacou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

SG esclarece- A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo ainda não recebeu doses da vacina coronavac para dar continuidade à imunização da população com a segunda dose do imunizante. Apesar do Governo do Estado anunciar que chegariam 500 doses para a cidade - número menor do que cidades vizinhas com menor população receberam - a Prefeitura de São Gonçalo, até a tarde de ontem, ainda não foi informada sobre a possibilidade de retirada da vacina na Coordenação Geral de Armazenamento do Estado (CGA), no Barreto, em Niterói. O município retirou, sexta-feira (7) e sábado (8), um total de 31.050 doses da vacina Astrazeneca, como foi noticiado no site da Prefeitura de São Gonçalo.