Audiovisual: mais de 800 empregos

Prefeito e o secretário das Culturas com agentes da cadeia audiovisual - Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ao longo desta semana, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, assina os contratos para o segundo edital de fomento ao audiovisual. A iniciativa destina mais R$ 4 milhões ao setor, que foi diretamente impactado pela pandemia da covid-19. A expectativa é de geração de 800 novos empregos em diferentes funções do audiovisual, como diretores, atores, roteiristas, produtores e assistentes.

A retomada econômica da cidade é um dos principais focos da atual gestão. Em Niterói, 15.229 empresas (incluindo MEIs) possuem atividades principais relacionadas ao setor cultural e atuam diretamente na cadeia produtiva do segmento, sem contar os trabalhadores informais que sobrevivem em torno da área cultural. Para atenuar o impacto econômico no setor, medidas emergenciais foram tomadas pela Prefeitura, entre elas os investimentos em editais e prêmios de fomento a projetos, e o auxílio aos microempreendedores individuais.

Para a retomada econômica da cidade, o prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca a importância da intensificação do apoio às atividades econômicas tradicionais na cidade.

"Quando falamos em trabalhadores do setor cultural, estamos falando de artesãos, costureiras, cenógrafos, artistas que atuam em várias frentes e tiveram suas atividades e seu sustento interrompidos durante a pandemia", explica o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano.