Duas toneladas de alimentos para população mais vulnerável

Charbel Tauil, presidente do Sindilojas, acompanhou a entrega dos alimentos - Foto: Divulgação/Sindilojas Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ distribuiu ontem (11) duas toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Niterói, numa ação que contou com o apoio Sindilojas. O montante integra um total de 50 toneladas de hortifrutigranjeiros que alimentarão cerca de 26 mil pessoas em 22 municípios. Hoje, será a vez de São Gonçalo.

As cestas são compostas de frutas, verduras e legumes oriundos de propriedades rurais que apoiam o Mesa no Campo. Por meio do projeto, produtores fornecem seus excedentes - alimentos em perfeito estado e com alto valor nutritivo, mas pouco aproveitamento comercial - ao Mesa Brasil Sesc RJ. O programa, por sua vez, os repassa para entidades socioassistenciais que fazem a distribuição ao público final.

A ação integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade e esperança em 2021. Em Niterói, a doação foi destinada a quatro entidades: Legião da Boa Vontade, Associação Turma da Sopa, Sempre Criança e Centro Pró-Melhoramento do Morro do Estado.

"O programa Mesa Brasil é uma excelente iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc RJ, com um importante alcance social. E chega num momento de especial necessidade das parcelas da população menos favorecidas economicamente, num quadro agravado pela continuidade da pandemia. Esperamos que a distribuição de hoje seja a primeira de muitas, aqui em Niterói", disse o presidente do Sindilojas local, Charbel Tauil Rodrigues.

Retomada da confiança - Além das doações, a campanha Rio de Mãos Dadas engloba uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada da confiança dos fluminenses depois do impacto da pandemia de Covid-19. Ao longo do ano, estão previstas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, iniciativas voltadas para empresários, cursos adaptados ao "novo normal", entre outras.