O que é um paradigma?

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dom José Francisco*

Um paradigma é uma visão particular do mundo, ou seja, uma estrutura mental feita de metodologias, experiências e teorias, que é utilizada para que a gente possa entender os acontecimentos no mundo dos humanos.

É como uma lente, através da qual, você enxerga o mundo de uma determinada maneira; sem a lente adequada a imagem ficaria distorcida. Paradigmas emergem para fornecer um jeito geral de compreender realidades que são específicas. Um paradigma ganha aceitação, quando uma comunidade concorda que ele se encaixa na maioria dos dados que foram observados.

Em outras palavras, quando um conjunto de crenças, técnicas e valores é aceito pela maioria, num grupo humano, ele se torna um paradigma, ou seja, um padrão mais complexo a ser seguido, ao contrário daquilo que muitos empregam quando se referem ao termo, como se fosse uma coisa da qual não saibam dizer o nome.

Portanto, paradigmas são essenciais para nos situar na realidade.

Observe o seguinte: ideias e conceitos (como perigo, grande, ansiedade, QI) são construções mentais, não são objetos, não são coisas que a gente observa no mundo real. Ninguém vê o perigo andando por aí, o que a gente presencia são situações de perigo.

Nesse sentido, todos os conceitos, embora muito úteis, como matemática, filosofia ou triângulo, são "ficções": isso não existe no mundo real. Podemos encontrar objetos em forma de triângulo no mundo físico, mas não vamos encontrar o "triângulo" no mundo físico.

Paradigmas, teorias, filosofias e matemática são modelos construídos na mente das pessoas para fornecerem uma maneira útil de interpretar o que está por aí. Precisamos desses modelos para entender o que acontece no mundo físico.

Temos muito a entender desse tema. Ele faz parte das nossas vidas, muito mais do que ousamos admitir.