Ação contra milícia na Z. Norte e Baixada

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) realizaram, ontem (11), uma operação contra suspeitos de envolvimento com a milícia. Cerca de 150 agentes estiveram em diligências para cumprir quatro mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão em endereços da Zona Norte do Rio e de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Pelo menos, sete pessoas foram presas, sendo três em cumprimento de mandados de prisão, dois em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e outros dois em flagrante por organização criminosa. Foram apreendidas duas pistolas com a numeração suprimida, munições, carregadores, telefones celulares, fardamento de origem militar, rádios comunicadores, simulacros de arma de fogo, granadas caseiras e material de anotação referente às
extorsões.

As investigações começaram após instauração de inquérito para apurar um homicídio cometido em Duque de Caxias, em janeiro de 2020. Durante o trabalho ficou demonstrado que os indiciados se associaram de forma estável e permanente e formaram uma organização criminosa estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas para obter, direta ou indiretamente, vantagem patrimonial mediante à prática de diversos crimes.

O grupo atuaria por meio de extorsão, ameaça, prestação e exploração de serviços ("gatonet", mototáxi, "segurança") nas regiões de Saracuruna, em Caxias, e na comunidade Fernão Cardim, em Del Castilho, na Zona Norte.