Enfermagem: heróis da vida real

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ontem foi comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. Anualmente a data homenageia o trabalho e contribuição dos enfermeiros e seus respectivos técnicos e auxiliares na proteção da saúde. Atualmente, a Prefeitura de Niterói conta com mais de 2 mil profissionais da área atuando em hospitais, unidades de pronto atendimento, policlínicas, unidades básicas, programa médico de família e SAMU. São equipes dedicadas que executam um trabalho incansável, inclusive na pandemia de Covid-19.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lembrou a data e agradeceu a cada profissional da categoria que vem se desdobrando no serviço à população de Niterói.

"Gostaria de agradecer a todos e todas que se dedicam diariamente nesta batalha pela vida em nossa cidade, por meio de um ofício humanizado, com carinho e respeito com cada cidadão. Além do histórico trabalho de preservação da vida ao longo dos anos, as equipes de enfermagem têm sido fundamentais para salvar a vida de milhares de niteroienses nesta pandemia que estamos enfrentando. Tem sido um período muito cansativo, mas o trabalho exemplar dos profissionais da rede municipal de saúde marcará para sempre as nossas vidas", enalteceu.

Também reconhecendo e elogiando a classe, o secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, destacou a importância dos profissionais.

"A enfermagem é essencial para garantir prevenção e promoção à saúde e para salvar vidas. No dia internacional da enfermagem, quero parabenizar todos os profissionais dessa categoria fundamental para a saúde da população e para o SUS. Quero agradecer o trabalho incansável que cada um de vocês dedica para melhor atender a população de Niterói", agradeceu o secretário.

SG - Com uma carga de trabalho exaustiva desde o início da pandemia, esses profissionais, que sempre foram fundamentais, são indispensáveis na luta contra o coronavírus.

"Gostaria de agradecer a todos os profissionais de enfermagem de São Gonçalo, que têm trabalhado diariamente para cuidar e imunizar a nossa gente. Ainda estamos na batalha contra a covid, mas esses incansáveis profissionais já garantiram um papel de destaque nesta luta", agradeceu o prefeito Capitão Nelson.

Na frente de batalha para cuidar dos pacientes do Hospital Retaguarda Gonçalense, referência no tratamento da covid-19, a enfermeira e coordenadora de CTI, Alessandra Ribeiro Fernandes, lembra dos desafios diários e da satisfação de contribuir diretamente nesta batalha.

"A enfermagem sempre teve a sua importância, mas com a pandemia ficamos no foco, pela necessidade deste profissional hoje ser indispensável no hospital. A satisfação de ajudar na cura de um paciente é imensurável e, no final, você ver o reencontro dele com a família, não tem preço e pra gente é muito gratificante saber que a nossa luta não está sendo em vão. Temos sofrido com esses pacientes e suas famílias, mas o nosso objetivo é devolver todos eles para os seus lares", comenta Alessandra, entendendo que esse capítulo será passado para as próximas gerações.

"Seremos grandes personagens nesse contexto disso tudo que está acontecendo e será muito gratificante saber que fizemos parte desse momento na história da saúde mundial", disse a profissional.

Enquanto alguns profissionais batalham pela vida na linha de frente, outros atuam na tão aguardada imunização, como é o caso da dupla Rita de Cássia e Jéssica Mendonça, que atua em dois dos principais pólos sanitários de São Gonçalo.

"A enfermagem se resume em amor, cuidamos das pessoas como se fosse um parente nosso e tenho muito orgulho do meu papel na sociedade", disse a enfermeira Rita de Cássia, que há três anos cuida do gonçalenses no Pólo Sanitário Washington Luiz e que jamais imaginou uma situação como a que se enfrenta hoje.

"Eu jamais pensei que ia viver para ver isso. Estamos em uma guerra, contra um inimigo que não se vê e que tem devastado milhares de pessoas. Estamos imunizando o maior número de pessoas possível e dando o máximo de nós para minimizar os impactos da covid-19 no nosso município. Os pacientes reconhecem o nosso trabalho e isso é muito gratificante, já que fazemos com muito amor e dedicação para levar o melhor para a população", comentou a técnica de enfermagem, que avalia a relação com os pacientes como uma verdadeira
troca.

O sentimento que move esses profissionais é compartilhado por outros tantos que representam a categoria.

"Sempre quis ser enfermeira. É uma profissão nobre! Sempre tive a noção da nossa responsabilidade, mas em tempos de pandemia, vemos o quanto estamos sendo essenciais e determinantes", avaliou a enfermeira Jéssica Mendonça, que atua no Polo Sanitário Hélio Cruz e aproveitou a data para parabenizar todos os profissionais.

"Gostaria de parabenizar todos da enfermagem neste dia tão simbólico e que não desistam e sigam firmes em frente pois nós vamos juntos, vencer essa batalha", finalizou.