Mais facilidade para novos negócios

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói está disponibilizando uma plataforma digital gratuita para desburocratizar e ajudar no desenvolvimento de novos empreendimentos na cidade. Chamada de Novos Negócios, a ferramenta que foi lançada ontem (12), permite que o empreendedor pesquise uma série de dados relativos à abertura e à viabilidade do seu futuro negócio, contribuindo para a tomada de decisões com mais segurança. A plataforma pode ser acessada pelo https://arcg.is/iH8Wj.

Por meio desta aplicação, construída pela equipe do Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGeo), do Escritório de Gestão de Projetos do Município, os interessados em iniciar um negócio na cidade poderão consultar as informações remotamente para uma análise preliminar, sem precisar se deslocar até a Prefeitura.

Os dados disponíveis contemplam zoneamentos, legislações, localização de empresas e equipamentos públicos e privados, possibilitando ao empreendedor potencial o apoio necessário ao seu estudo de viabilidade para abertura de uma empresa na área escolhida através de uma consulta avançada à legislação municipal vigente e aos seus dados
geográficos.

A ferramenta vem sendo aperfeiçoada desde 2019. O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou que a plataforma ajudará o empreendedor neste momento de retomada econômica, após o período de pandemia.

"Ao acessar esta plataforma, será possível ter informações sobre ruas, leis e empresas que existem na região pesquisada, além de dados econômicos e informações relacionadas a infraestrutura do local. Se você quiser abrir uma padaria, por exemplo, saberá qual é a localização mais estratégica para o negócio. Também contaremos com a parceria de instituições como o Sebrae, a Firjan e a CDL na divulgação desta iniciativa", diz.

A ferramenta tem como finalidade a consulta e cruzamento de dados espaciais georreferenciados do banco de dados do SIGeo, e conta com informações atualizadas das Secretarias de Urbanismo, Fazenda, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, entre outras. Novos Negócios traz também um site contendo o story map da cidade, que tem a apresentação de informações mais dinâmicas para usuários que não conhecem Niterói, fazendo com que tenham acesso a estatísticas da cidade, principalmente nos setores motores de desenvolvimento.

"A aplicação de Novos Negócios vem a colaborar com o Plano de Retomada Econômica na cidade, já que facilita a pesquisa do mercado local, através de informações georeferenciadas, e também, municia o empreendedor de informações fundamentais para abertura do negócio. Além disso, o SIGeo poderá oferecer mais de cem camadas de informações quanto à infraestrutura de Niterói, informações valiosas para quem deseja investir na cidade", reforça a secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Valéria Braga.

Para facilitar o uso da ferramenta, estão disponíveis também tutoriais com o objetivo de auxiliar o manuseio das buscas, aplicação de filtros e extração das análises. A plataforma não substitui a extração de um documento oficial de viabilidade na implementação dos processos para a abertura de um empreendimento.