Qualificação em São Gonçalo

Prazo de inscrições nos cursos profissionalizantes para moradores de São Gonçalo termina nesta sexta-feira. Objetivo é facilitar entrada no mercado de trabalho - Foto: Renan Otto/Prefeitura de SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais de São Gonçalo, em parceria com a Firjan Senai, segue promovendo cursos profissionalizantes para moradores do Programa Casa Verde Amarela, antigo Programa Minha Casa Minha Vida. No momento, estão com inscrições abertas os cursos de Eletricista Predial e Montagem e Manutenção de Computadores, no polo parceiro localizado no bairro Venda da Cruz.

"A parceria entre a Prefeitura e a Firjan Senai é de grande importância para a cidade, em especial aqueles que estão entrando no mercado de trabalho. Acreditamos que é uma excelente oportunidade para adolescentes e jovens de São Gonçalo conseguirem boas oportunidades de emprego, pois os cursos profissionalizantes são de excelência e têm reconhecimento nacional", disse Luciana Vieira, responsável técnica da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais.

Os cursos oferecidos são voltados para a população de baixa renda para que possa desenvolver a qualificação profissional e facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

"O programa de capacitação da Firjan Senai, tem como principal objetivo, a formação de mão de obra qualificada, em prol do desenvolvimento da indústria de São Gonçalo. Os cursos são práticos e com alto índice de empregabilidade", afirma Bruno Santos Aguiar, coordenador operacional de Educação Profissional da Firjan Senai.

As vagas para os cursos serão destinadas, preferencialmente, para moradores dos condomínios Residencial Cozumel I, Residencial Cozumel II, Residencial Cozumel III, Residencial Aruba, Condomínio Parque dos Sabiás, Condomínio Parque das Gaivotas, Condomínio Parque dos Bem Te Vis e Condomínio Parque das Araras, localizados no bairro Jockey.

As aulas são oferecidas nos turnos da manhã, tarde e noite. Os cursos em andamento atualmente são: Costureiro Industrial de Vestuário, Informática para área administrativa, Soldador de Aço Carbono Eletro Revestido 6G, Auxiliar de Operações em Logística, Assistente Administrativo, Montagem e Manutenção de Computadores, Assistente de Produção Industrial e Instalação de Sistemas Elétricos Prediais.

"Através dos cursos atendemos um público de baixa renda, com isso impactamos vidas e conseguimos aumentar a demanda da profissionalização dos jovens da cidade. A qualificação profissional contribui para que os jovens fiquem cada vez mais em evidência no mercado", afirmou Isabela Gonçalves, pedagoga da Firjan SENAI responsável pelo acompanhamento pedagógico deste projeto.

Inscrições e informações sobre o início das aulas podem ser feitas pelo telefone (21) 2476-3529 de 8h às 18h. Os candidatos interessados deverão comparecer no endereço: R. Dr. Nilo Peçanha, 134, Centro, São Gonçalo, até hoje (14), apresentando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e foto 3x4. As aulas acontecerão no endereço: Rua Dr. Porciúncula, 415, Venda da Cruz, Niterói (Igreja Batista Venda da Cruz).

Ao final do curso, os alunos que obtiverem o mínimo de presença exigida pelo curso e o aproveitamento necessário receberão um certificado de conclusão oferecido pelo Senai, que poderá ser usado como comprovante em processos seletivos de trabalho.