Mais 5,7 milhões de vacinas são enviadas para os estados

Com novo carregamento de doses, Niterói e São Gonçalo retomam hoje a vacinação da segunda dose da CoronaVac - Foto: Divulgação / Governo do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Saúde (MS) começou a enviar ontem (13) aos estados um novo lote de 5,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Neste estoque estão doses da Oxford/AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz, e da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Esta remessa é destinada para a segunda dose de trabalhadores da saúde com faixas etárias de 65 a 69 anos e de 85 a 89 anos, além de povos indígenas, ribeirinhos e comunidades quilombolas e pessoas com deficiência permanente.

Segundo o órgão federal, as pessoas devem tomar a segunda dose mesmo que tenha ultrapassado o tempo indicado. Essa recomendação foi dada em razão da falta de doses para a segunda aplicação devido à falta de matérias-primas, especialmente no caso da CoronaVac, cuja produção teve atraso no envio da China de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs) para a fabricação do imunizante.

As doses também são para gestantes e puérperas. O Ministério emitiu na quarta-feira novas recomendações a este público após a morte de uma gestante no Rio depois da aplicação de dose da Oxford/AstraZeneca. Devem ser vacinadas apenas as mulheres deste segmento com comorbidades e com as vacinas da CoronaVac e Pfizer.

De acordo com o comitê de especialistas do Programa Nacional de Imunizações, ainda não foi constatada a relação de causalidade entre a vacina e a morte da gestante. O caso está sendo investigado. A suspensão para aplicar a dose do imunizante Oxford/AstraZeneca foi adotada por cautela.

Estado - O novo carregamento de vacinas contra a covid-19 chegou ao Rio na manhã de ontem (13). Coube ao Governo do Estado o recebimento de 184 mil doses de CoronaVac e 54.750 mil de Oxford/Astrazeneca que serão distribuídos por todos os municípios.

Logo, o calendário da aplicação das segundas doses, que estava atrasado no Rio, será retomado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, serão reservadas 20 mil doses da CoronaVac para serem distribuídas para grávidas que morem fora do Rio.

De acordo com Alexandre, a ideia é garantir as duas doses para esse grupo nos outros municípios do estado, onde não há vacinação com a Pfizer.

"Há um percentual reservado para as grávidas. Isso fora do município do Rio. No Rio elas poderão ser vacinadas com a vacina da Pfizer e com a CoronaVac. E nos outros 91 municípios do estados as grávidas com comorbidade serão vacinadas com CoronaVac", explicou.

Niterói - A Prefeitura de Niterói vai retomar, nesta sexta-feira (14), a vacinação da segunda dose da CoronaVac em idosos e profissionais de Saúde. As gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) com comorbidades, desde que maiores de 18 anos, também poderão receber a vacina, conforme recomendação recente do Ministério da Saúde. O município recebeu, nesta quinta-feira (13), novas doses do imunizante, repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

A primeira dose contra a Covid-19 está sendo realizada com a vacina AstraZeneca/Oxford nesta sexta e sábado (15) e está disponível para pessoas a partir de 35 anos que possuam comorbidade ou deficiência permanente com cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na segunda (17) e terça (18) será a vez de pessoas acima de 30 anos. Pessoas a partir de 18 anos com Síndrome de Down e doentes renais crônicos podem receber a vacina a qualquer dia, independentemente da idade.

São Gonçalo- A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo retoma a vacinação dos munícipes com a segunda dose do imunizante coronavac nesta sexta (14). Somente quem se vacinou com a primeira dose entre os dias 3 e 6 de abril podem procurar os doze pontos de vacinação espalhados pela cidade hoje, das 8h às 17h; e amanhã (15), das 8h às 12h. Aqueles que tomaram a coronavac entre os dias 7 e 9 de abril podem se imunizar na segunda-feira (17) e terça-feira (18). Os gonçalenses que tomaram a primeira dose de CoronaVac depois do dia 9 de abril devem aguardar a chegada de mais doses. Ontem (13), a cidade recebeu 23.660 doses de CoronaVac e outras 3.180 de AstraZeneca.