Faperj: edital destinado a meninas e mulheres pesquisadoras

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação) anunciou esta semana o lançamento do Edital "Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação - 2021". O projeto visa apoiar a participação feminina em áreas em que tradicionalmente a presença masculina ocorre com mais frequência.

Esta é uma iniciativa da Diretoria Científica da Faperj, que tem como objetivo incentivar mulheres pesquisadoras que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento científico e para a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Computação e Engenharias, estimulando as alunas dos ensinos Fundamental e Médio a se tornarem futuras pesquisadoras nessas áreas.

A diretora científica da Faperj, Eliete Bouskela, comemora a importância do lançamento desse programa.

"É fundamental que a Faperj, enquanto agência de fomento, se proponha cada vez mais a criar ações que visem estimular a igualdade de gênero. Nossa primeira iniciativa foi com a concessão da licença-maternidade para todas as modalidades de bolsa. Sem nenhuma dúvida, contribuir com o desenvolvimento de ações e programas que estimulam a participação feminina na ciência é uma das minhas prioridades em nossa diretoria", destacou Eliete Bouskela.

O edital prevê incentivos voltados para promover o despertar do interesse vocacional de meninas e mulheres da Educação Básica (Ensino Fundamental, a partir do 6º ano e Ensino Médio) e do Ensino Superior para a pesquisa científica e tecnológica nestas áreas com projetos desenvolvidos em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

Os recursos alocados para o financiamento dos projetos aprovados são da ordem de R$ 1,5 milhão, existindo ainda a possibilidade de concessão de bolsas.