Acordo de cooperação para alavancar o setor comercial

Para Luiz Paulino Moreira Leite, o acordo é de extrema importância para ampliar a integração regional - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o objetivo de estabelecer parcerias comerciais e troca de informações entre os países que possam levar a impulsionar e fomentar novos negócios em conjunto, a Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj), com sede em Niterói, assinou protocolo de cooperação com a Associação Comercial de Braga , em Portugal.

A partir do acordo, representantes das duas instituições começarão a elaborar organogramas de visitas mútuas e buscar formas de colocar na prática ações que possam abrir caminho para intercâmbios em áreas de aperfeiçoamentos e propostas para geração de emprego e renda que beneficie as duas cidades.

O acordo foi assinado entre os presidentes da Acierj-RJ, Luiz Pauino Moreira Leite, e o da Associação do Comércio, Turismo e Serviços Domingos Macedo Barbosa. As duas associações que são membros da OMC (Organização Mundial do Comércio) e da CPLP (Comunidades dos Países de Língua Portuguesa).

"Nada mais justo elaborarmos esse acordo de intenções, num momento como este em que o mundo inteiro busca formas e parceiros que tenham identidade, para ampliar os seus horizontes em busca de soluções econômicas a curto, médio e longo prazo. Em se tratando de Portugal, começamos a alinhar com uma dais maiores cidade e economia daquele País. Além disso comungamos de valores culturais, linguísticos e interesses comerciais comuns. É muito importante para ambos os lados o fortalecimento das relações comerciais e econômicas", analisa o presidente da Associação comercial do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Paulino Moreira Leite.

Luiz Paulino acrescenta que o acordo é de extrema importância neste momento como uma forma ainda de ampliar a integração regional entre a União Europeia e Mercosul almejando aproximação entre a Europa e América Latina intensificando as relações e interesses comerciais.

O vice-presidente da Acierj-RJ, Igor Baldez, foi o responsável por ciceronear os portugueses que estiveram em Niterói conhecendo as belezas da cidade. "Fizemos um encontro no mês passado e por estarmos na pandemia logicamente cumprimos todos os protocolos sanitários. >Eles conheceram a cidade e se encantaram com as belezas naturais e com o potencial turístico que Niterói tem entre outras coisas. Será uma troca de experiências e a parceria que tem tudo para dar um bom retorno a cidade", observa Baldez, lembrando que a cidade tem ainda um grande potencial de investimentos para a área naval, tecnológica e construção civil que terá que ser trabalhado prevendo um laboratório de
tecnologia.

No mês de março, Niterói recebeu o primeiro laboratório de fibra óptica (FTTH/FTTX ) do estado.>Foi instalado pela gigante Huawei, no Campus Centro da Unisuam, com o objetivo de ofertar cursos de capacitação para geração nem-nem, jovens e adultos que nem trabalham e nem estudam.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Huawei Brasil, Pólen- Polo de Inovação e a Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro.