Ilha da Madeira já se prepara para início da alta temporada

Pico do Areeiro, na Ilha da Madeira, é uma das belas atrações turísticas - Foto: Divulgação/André Carvalho

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Enquanto o segmento de viagens ainda vive momentos difíceis, alguns destinos abertos tiveram a chance de conciliar o turismo com a pandemia para se posicionar como um lugar seguro, implementando cada vez mais protocolos efetivos e que mantiveram o turismo em atividade. Este é o caso do Arquipélago da Madeira, destino português localizado em meio ao Atlântico com cenários magníficos de montanhas, falésias e piscinas naturais, e que tem o segmento como um dos seus principais pilares econômicos, atraindo muitos brasileiros.

Considerado o "Melhor Destino Insular do Mundo", a Madeira reabriu suas portas ao turismo em julho de 2020. Desde então, a região autônoma de Portugal não deixou de receber seus viajantes e apostou em estratégias focadas em se manter como um destino seguro com relação ao covid-19. Para garantir a segurança de residentes e visitantes, o primeiro passo foi a exigência da apresentação de um exame RT-PCR com resultado negativo, realizado até 72 horas antes da viagem. Os viajantes também podem optar por fazer o teste no momento do desembarque, gratuitamente, e aguardar o resultado em isolamento no hotel.

Os viajantes também poderão fazer o exame no fim da viagem, para apresentar o resultado aos destinos que o exigem para o retorno. "O governo madeirense oferece um exame gratuito aos seus viajantes, que pode ser realizado no desembarque, caso o passageiro não tenha este resultado negativo na chegada, ou no final da viagem, para apresentar no destino que tenha a exigência deste documento", explica Nuno Vale, diretor executivo da Associação de Promoção da Madeira.

Ainda mirando o aumento de turistas durante o verão na Europa, o governo local informou que irá flexibilizar algumas medidas utilizadas para conter a segunda onda da covid-19, como a redução do toque de recolher, que passa a ser entre 23h e 5h. Isso irá possibilitar a reabertura dos restaurantes locais no período da noite, que poderão funcionar até as 22h. Além disso, também foi anunciado que os profissionais do turismo serão vacinados até o fim do mês.