São Gonçalo aplica segunda dose da vacina CoronaVac

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pessoas que tomaram a vacina coronavac até o dia 14 de abril podem procurar um dos doze pontos de vacinação nesta sexta-feira (21) para se imunizar contra o coronavírus em São Gonçalo. Pessoas com comorbidades acima de 42 anos também podem se vacinar a partir desta sexta-feira (21) com a primeira dose da vacina astrazeneca. Os munícipes podem procurar os doze locais de vacinação da cidade, quatro deles com drive thru, das 8h às 17h, nesta sexta-feira (21) e das 8h às 12h, no sábado (22).

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo ainda vacina idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente de qualquer idade, pessoas com síndrome de down acima de 18 anos e profissionais da saúde com mais de 25 anos que estão atuando com a primeira dose. Podem se imunizar com a segunda dose da astrazeneca pessoas que tomaram a vacina há mais de 12 semanas.

Os gonçalenses devem observar a caderneta ou o comprovante de vacinação para procurarem os locais de vacinação nos dias divulgados pelas redes sociais e site da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina aplicada pela Secretaria. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade não serão imunizados.

Saúde - Os profissionais de saúde que atuam na cidade, que têm mais de 25 anos e podem se vacinar com a astrazeneca são: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.

Comorbidades - O município vacina as pessoas com mais de 42 anos que têm as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, anemia falciforme, cirrose hepática, imunossuprimidos, câncer e obesidade mórbida.

Linha de frente - Os trabalhadores da saúde da linha de frente dos hospitais de São Gonçalo que ainda não se vacinaram por serem recém-contratados podem se vacinar. Os trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados da linha de frente são aqueles que estão envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19 - tanto da urgência e emergência quanto da atenção básica. Neste grupo estão todos os trabalhadores envolvidos na unidade de saúde (faxineiros, atendentes, recepcionistas, maqueiros, médicos, enfermeiros, copeiras, cozinheiras, técnicos…).