Capacitação ambiental para a Guarda Municipal de SG

A apresentação do curso foi realizada ontem na APA de Maria Paula - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou, na manhã desta sexta-feira (21), no Centro de Convivência da Mata Atlântica (APA de Maria Paula), uma Oficina de Sustentabilidade para os guardas municipais do Grupamento de Proteção ao Meio Ambiente (Gpam).

A atividade integra as ações do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) e são uma prévia das atividades que serão realizadas na Semana do Meio Ambiente, que começa no dia 5 de junho. O curso será realizado de forma online e presencialmente na Sala Verde, em Neves e no Centro de Convivência da Mata Atlântica (APA de Maria Paula).

Esse é o primeiro dos encontros dos agentes do GPAM com a Semma, que antecede o curso de capacitação que será iniciado no dia 7 de junho e será realizado por 25 agentes da Guarda Municipal. Para evitar aglomerações, a Oficina de Sustentabilidade será dividida em dois turnos: no horário da manhã, das 10h às 12h, e no horário da tarde, das 14h às 16h. A previsão de término desta primeira turma é outubro.

Na oficina de sustentabilidade os agentes tiveram uma apresentação do curso que será uma grande reciclagem para esses agentes que defendem o meio ambiente e estão constantemente repassando esses ensinamentos.

"Logo no início da gestão, realizamos um levantamento e percebemos a necessidade de um reforço na qualificação desses profissionais e conseguimos promover esse primeiro curso para a corporação, que é uma grande multiplicadora para os munícipes que visitam diariamente esses espaços dentro do nosso município", comentou o secretário de Meio Ambiente Carlos Afonso .

O Promea é uma importante ferramenta de educação ambiental, mostrando a importância da preservação ambiental na construção de um mundo mais sustentável para as gerações futuras. O programa atua sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fazendo com que a educação ambiental esteja presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter escolar (formal) e não escolar
(informal).