SG recebe Container do Esporte

Projeto oferece a crianças de 6 a 12 anos atividades esportivas através de cinco modalidades adaptadas - Foto: Renan Otto/Prefeitura de SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Projeto Container do Esporte, cujo objetivo é promover a inclusão e integração social por meio do esporte, vai ficar sediado por dois meses em São Gonçalo. O projeto itinerante, desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC) em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de São Gonçalo, oferece a crianças de 6 a 12 anos atividades esportivas através de cinco modalidades adaptadas, que são elas: minivôlei, miniatletismo, minitênis, minibadminton e minihandebol.

Após uma semana de capacitação para profissionais e estagiários de Educação Física do município, as crianças estão recebendo aulas do projeto na quadra do Complexo Recreativo Cleber Ribeiro M. Filho, que fica ao lado do Centro de Tradições Nordestinas, em Neves. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, às 8h30 e 16h para crianças de 6 a 8 anos, e às 9h30 e 15h, para as crianças de 9 a 12 anos.

A secretária de Esporte e Lazer, Simone Monteiro, destacou a importância do desenvolvimento do projeto no município e o legado que essa parceria irá deixar para todos os gonçalenses. Ao longo dos próximos 12 meses, o projeto passará por outros cinco municípios do Estado do Rio.

"O Container do Esporte é um projeto inovador, desde a sua infraestrutura até a prática metodológica. Nossa cidade é a primeira do Estado a ser contemplada com esse projeto, que promove inclusão esportiva de qualidade A meta da nossa gestão é concretizar parcerias como essa em prol da população gonçalense. O container vai deixar como legado a capacitação da metodologia aplicada no programa a 20 profissionais de Educação Física e com isso a Secretaria de Esporte e Lazer vai poder reaplicar esse conhecimento em qualquer outro espaço esportivo do município. Além disso, a cidade vai receber todo o material esportivo utilizado durante esses dois meses. É importante ressaltar que a Secretaria vai manter todas as atividades desenvolvidas no projeto na quadra do Complexo Recreativo Cleber Ribeiro M. Filho e estuda ainda, expandir as aulas para outro locais da cidade", destaca Simone Monteiro

A coordenadora do projeto, Leny Figueiredo, explicou sobre as escolhas das modalidades e como a parceria com a Prefeitura de São Gonçalo pode ser benéfica para a população.

"O projeto tem o objetivo de difundir modalidades que não são oferecidas frequentemente nas escolas e no desenvolvimento de crianças da faixa etária de 6 a 12 anos e fazer com que elas tenham essa experimentação das cinco modalidades que oferecemos", justificou a coordenadora.

A professora de Educação Física Shirley Duarte, participou da semana de capacitação e contou como é trabalhar com as crianças que fazem parte do projeto.

"Está sendo muito prazeroso trabalhar modalidades pouco difundidas com crianças dessa faixa etária que estamos atendendo. Além de exercitar a questão motora, estamos trabalhando com a socialização. Para as crianças não existe qualquer tipo de preconceito e obstrução para que consigamos trabalhar da melhor maneira possível", contou Shirley.

O Container do Esporte tem capacidade para atender até 240 alunos. O porteiro Sandro Castro, de 42 anos, ficou sabendo sobre as atividades desenvolvidas no Container do Esporte através de amigos e viu que seria uma ótima oportunidade para que seu filho Samuel Castro, de 6 anos, tivesse acesso a diferentes modalidades de
esporte.

"Por conta da pandemia algumas das atividades que meu filho fazia foram encerradas e com o projeto ele pode retornar com sua rotina no esporte. Fico muito feliz por ter a oportunidade de proporcionar essa experiência para ele tão perto de casa e gratuitamente. Tenho certeza que serão semanas de grande aprendizado para o meu filho", disse Sandro, pai de Samuel Castro, de 6 anos.

"O contato com o esporte é sempre importante para a formação da vida de qualquer indivíduo, e é melhor ainda quando essa introdução acontece na infância. Desde o início do projeto já consigo perceber uma mudança no desenvolvimento do meu filho. Ele está adorando as aulas e o convívio com outras crianças", disse a professora Cristiane de Fátima, de 50 anos, mãe do pequeno Otávio Monteiro, de 7.

Para se inscrever basta ir até o Container do Esporte que ficará instalado no Centro de Tradições Nordestinas no bairro de Neves até o dia 25 de junho, de segunda a sexta de 8h às 11h da manhã e à tarde no horário de 14h às 17h.