Rio retoma vacinação da Educação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura retomou nesta segunda-feira (24) a vacinação contra a covid-19 dos trabalhadores da educação das redes privadas e pública do município. A imunização, neste caso, é para quem tem 49 anos ou mais. É preciso levar o último contracheque ou declaração das instituições educacionais e redes de ensino público ou privado da cidade do Rio.

"Hoje é mais um dia importante para o Rio, para a educação e para a saúde. Retomar a vacinação de profissionais da educação é reforçar que eles são nossa prioridade. Sempre foram. Desde o início do ano, estamos trabalhando por isso", disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, que acompanhou a imunização na Clínica Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi.

Até o próximo sábado (29), quando será concluído o calendário dos grupos prioritários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera alcançar a marca de 30% de toda a população do Rio vacinada com pelo menos a D1. A partir de 31 de maio, a ampliação da campanha de vacinação avança para a população em geral, seguindo escalonamento por idade.

A expectativa é que, em cinco meses, até 23 de outubro, 90% dos cariocas com 18 anos ou mais estejam vacinados com a D1 contra a Covid-19. O cronograma completo foi planejado de acordo com a previsão de envio de vacinas divulgada pelo Ministério da Saúde. A manutenção do calendário de vacinação na cidade está condicionada ao cumprimento deste cronograma.

A professora Ana Claudia Silveira de Carvalho, da creche Maria Luiza Nobre, no Catumbi, disse que se sentia muito vulnerável ao coronavírus, por usar dois ônibus diariamente para chegar ao trabalho.

"Estava ansiosa para voltar à rotina do trabalho na creche, mas também apreensiva por conta de não estar vacinada. Quando eu soube que voltariam a vacinar o pessoal da educação foi uma alegria muito grande. Depois que tomar a segunda dose, então, vou ficar mais tranquila".

Niterói - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói está vacinando esta semana contra a Covid-19 os profissionais da educação pública municipal de Niterói. O calendário se estende por toda a semana de acordo com a faixa etária. Nesta terça-feira (25), serão vacinados os profissionais com mais de 40 anos. Na quarta-feira, será a vez dos profissionais acima de 30 anos. Na próxima semana, a partir do dia 31, os trabalhadores da educação básica privada, estadual e federal lotados em escolas de Niterói poderão ser vacinados. A SMS está seguindo as etapas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.