Niterói adere ao projeto 'Paz em nossas cidades'

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói é a primeira cidade brasileira a fazer parte do projeto "Peace in our cities" (Paz em nossas cidades). O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Axel Grael na semana passada. A iniciativa visa a criar uma plataforma entre cidades para trocar experiências, reproduzir boas práticas e estimular a redução da violência urbana no mundo, o aumento da paz e inclusão social.

O convite para a participação de Niterói no projeto se deu por conta da sua visibilidade na cultura da paz através do Programa Pacto Niterói Contra a Violência. Os parceiros locais envolvidos no projeto são a Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Niterói).

O prefeito Axel Grael destacou que o objetivo é, acima de tudo, um intercâmbio de experiências em políticas públicas sobre essas questões.

"É um desafio cada vez maior superar, hoje, a medida que as cidades crescem, que a gente passa por um momento de crise econômica mundial, os problemas das desigualdades sociais e as consequências disso na área de segurança. Niterói tem uma abordagem para isso, focada na cultura da paz, em um olhar para a segurança que vai muito além do trabalho policial. E foram essas iniciativas, que são mais inovadoras, com uma abordagem abrangente da questão da violência e, principalmente da cultura de paz, que proporcionaram a nossa participação", enfatizou.