Vestibular Cederj SG: 449 vagas

Seleção para o Polo Universitário está com inscrições abertas para 11 cursos. Prazo vai até o dia 10 de junho - Foto: Lucas Alvarenga/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

o Polo Universitário UAB/Cederj São Gonçalo está com inscrições abertas para o vestibular 2021.2 até 10 de junho, com 449 vagas em 11 cursos. Os interessados devem se inscrever através do site https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2021-2/ . As provas serão realizadas no dia 11 de julho.

A unidade segue com a proposta de aulas remotas e conta com uma estrutura física que segue recebendo melhorias para atender a comunidade acadêmica quando a situação da pandemia melhorar.

"O polo Cederj tem uma função socioeducativa para o município, para oportunizar os alunos a terem a educação à distância, ajudando muito no acesso às atividades e avaliações dos estudantes que trabalham em horário integral. Esse processo seletivo é mais uma oportunidade, não apenas para os gonçalenses, mas também para pessoas de outros municípios, na busca por um ensino superior de qualidade", avaliou a secretária de Educação de São Gonçalo, Lícia Damasceno.

Com uma estrutura, mantida pela prefeitura, compatível com a qualidade oferecida à distância pelas instituições públicas, a unidade é uma referência no ensino superior.

"Hoje contamos com 11 dos 16 cursos oferecidos pelo Cederj. Temos uma estrutura física muito bem equipada e recebemos constantes visitas de representantes de outros países para conhecer o funcionamento e para adaptar a outras realidades. As aulas acontecem de maneira semi-presencial, onde os alunos possuem as tutorias de forma presencial e todo o suporte on-line com os mediadores para o desenvolvimento acadêmico. O consórcio Cederj tem como objetivo levar educação superior pública, gratuita e de qualidade para todo o Estado do Rio de Janeiro, por meio de cursos na modalidade EaD (Educação a Distância)", lembrou Elaine Maldonado - diretora acadêmica do Polo Cederj São Gonçalo.

Diferencial - Com um mercado cada vez mais acirrado, o modelo de ensino oferecido pelo Cederj pode se tornar um diferencial no mercado de trabalho.

"Há o mito que o mercado vê com descrédito o aluno do curso à distância ou semi-presencial, mas vale lembrar que o aluno do Cederj sai com o mesmo diploma da Faculdade Federal de um aluno do sistema presencial, pois as universidades são as responsáveis por toda a formação acadêmica do estudante, desde a sua entrada até a diplomação. E em um momento de pandemia, que muitas empresas estão revendo seus conceitos com relação ao home office, os profissionais que já têm essa dinâmica de estudo em casa podem ter um diferencial em um cenário do mercado", comentou Fábio Moreira, tutor coordenador do curso de Computação.

Um dos exemplos de que o modelo de educação à distância foi a solução para não parar a cadeia de aprendizado é a de Ellen Corrêa, moradora do Gradim e que cursa Licenciatura em Turismo, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e já vislumbra possibilidade no mercado de trabalho.

"Pela distância da instituição da minha cidade e os compromissos que tenho em casa, com filhos, seria impossível cursar se não fosse pelo Cederj. Aqui tenho a oportunidade de uma graduação de qualidade, com diploma de uma instituição renomada, sem sair da minha cidade", comenta a aluna, que destaca a estrutura da unidade.

"Nosso polo é uma referência, temos todo o suporte para potencializar ainda mais o aprendizado, além de ser muito bem localizado", finalizou Ellen.

Cederj - O Polo Cederj de São Gonçalo é uma das 35 unidades espalhadas pelo Estado e oferece os cursos de Matemática/UniRio, Tecnologia em Sistemas de Computação, Engenharia de Produção e Tecnólogo em Segurança Pública/UFF, Ciências Contábeis, Física e Química/UFRJ, Ciências Biológicas/Uenf, Turismo e Administração/UFFRJ e, a partir do 1° semestre de 2021, o bacharelado em Biblioteconomia/UFF.