Educação: palestras on-line para a comunidade escolar

Biblioteca Anísio Teixeira realiza na sexta-feira o Clube de Leitura, às 10h - Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME) de Niterói vão promover palestras voltadas para a comunidade escolar, no formato on-line, nesta quarta, quinta e sexta-feira. O objetivo é integrar alunos, responsáveis e profissionais da educação com debates e rodas de conversas que estimulem o conhecimento literário e educacional. Os encontros podem ser acompanhados pelas redes sociais da secretaria (https://instagram.com/educacaoniteroi e https://www.facebook.com/educacaonit/).

Para o secretário de Educação, Vinicius Wu, esses encontros virtuais auxiliam a propagar o trabalho dos profissionais de educação do município.

"Nosso compromisso é com a construção de uma educação pública capaz de reforçar o relacionamento comunitário, ampliar a integração família-escola e contribuir para a construção de uma cidade mais equilibrada do ponto de vista social, econômico e político. Por isso, realizamos um trabalho intenso, em todos os setores da SME/FME, para oferecer a toda a população o acesso a projetos inovadores e diversificados", aponta.

Hoje (26), das 10h às 12h, será realizada a palestra "Ciência Dinâmica", na qual será abordada a atualização sobre o sistema nervoso: o protagonismo da célula glial, com a professora doutora Ana Lúcia Tavares Gomes, do Instituto de Biologia da UFF. Para participar, basta se inscrever no link: https://forms.gle/yuHcGZDNwrjYYHZ96.

Às 17h, o Memorial Roberto Silveira realiza a palestra "Niterói - uma cidade de muitas memórias", com a participação de Conceição Vicente de Almeida, professora do Colégio Pedro II, mestre em História Social pela UFF e doutoranda em Ensino de Ciências e Saúde. O encontro será realizado no Facebook Educação Niterói.

A Coordenação de Educação e Cultura, em parceria com as escolas municipais Ernani Moreira Franco e João Brasil, promove amanhã (27) o lançamento do livro "Lu Linguaruda", da escritora e professora da rede municipal Maria Julião. O evento vai ser transmitido às 18h, no canal do Youtube Professores Encantadores de História.

Já na sexta-feira (28), a Biblioteca Municipal Anísio Teixeira realiza o Clube de Leitura deste mês com o livro "Ensaio sobre a lucidez", do escritor José Saramago, às 10h. A mediação do evento é da filósofa e escritora Dilia Gouveia. Para participar, é só acessar o link: https://meet.google.com/uea-tmxm-kgc.

No mesmo dia, às 17h, haverá a roda de conversa "O livro Infantil e suas contribuições no enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes", com participação especial da escritora, pedagoga e mestra em Educação Sexual, Caroline Arcari, e da coordenadora da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Fernanda Sixel. A live acontecerá no Facebook Educação Niterói.