Programa 'Empoderadas' faz visita técnica a São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu ontem (26) a visita técnica da coordenadora do programa "Empoderadas", Erica Paes, que integra a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O encontro, no Auditório GM Mário Batista, na Venda da Cruz, teve objetivo de apresentar o programa aos órgãos e equipamentos do município que atuam no enfrentamento à violência de gênero, fortalecendo o combate à violência e a orientação às mulheres acerca das principais situações de risco, além das formas de prevenção.

O Empoderadas foi apresentado para representantes da Deam (Delegacia de Atendimento Especial à Mulher), Cedim (Conselho Estadual de Direitos da Mulher), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de São Gonçalo, CEOM (Centro Especial de Orientação à Mulher), as secretarias municipais de Educação e de Esporte Lazer, a Guarda Municipal, as subsecretarias de Proteção Social Especial e de Proteção Social Básica, e a Patrulha Maria da Penha.

Segundo a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina da Silva, essa integração é fundamental para contribuir com o avanço das políticas públicas do município voltadas ao combate da violência de gênero.

"Tenho certeza que esse programa irá agregar às ações que já desenvolvemos na subsecretaria. Infelizmente, as estatísticas de violência contra a mulher só crescem, daí a importância de se fazer o trabalho preventivo para diminuição desse número, que é um dos objetivos desse programa", ressaltou a subsecretária.

A coordenadora do Programa Empoderadas, Erica Paes, acrescentou que esse encontro é importante para entender as necessidades do município e, assim, traçar estratégias de trabalho. De acordo com ela, uma das iniciativas é fomentar o trabalho e renda, para que as vítimas possam garantir sua independência e romper com o ciclo de violência em que se encontram.