Estado divulga calendário unificado

Com projeções de uma terceira onda, gestores públicos tentam acelerar o processo de imunização - Foto: Cremerj / Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Saúde publicou ontem (26), no Diário Oficial, um calendário único de vacinação contra covid-19 que vai vigorar de junho a outubro. O cronograma estipula o mês de vacinação para grupos especiais e também para a população em geral, na faixa de 18 a 59 anos.

Pelo calendário, em junho, continuam a ser vacinadas as pessoas com comorbidades, com deficiências permanentes que recebem o benefício de prestação continuada (BPC), gestantes e puérperas com comorbidades e deficientes visuais com mais de 18 anos. Também terão prioridade no mês que vem pessoas com autismo, paralisia cerebral, doentes renais crônicos em diálise, portadores de nanismo e mielomeningocele.

Concluída a vacinação desses grupos, os municípios devem imunizar pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência permanente sem o BPC. Em seguida, serão vacinados os funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade, trabalhadores da educação básica e superior, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.

Para esses grupos, passará a ser reservado o percentual de 20% das doses. Já os 80% restantes serão destinados a vacinar a população em geral, também por idade. Em junho, o calendário prevê a vacinação da população de 55 a 59 anos com essas doses.

O calendário prossegue com a vacinação de pessoas com 45 a 54 anos em julho, de 35 a 44 anos em agosto, de 25 a 34 anos em setembro e de 18 a 24 anos em outubro. Todas essas faixas etárias serão vacinadas em ordem decrescente de idade.

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde informou que o calendário anteriormente divulgado continua em vigor. O município do Rio prevê vacinar pessoas de 51 a 59 anos em junho e contemplar todas as faixas etárias do grupo prioritário ainda em maio.

A partir de julho, as datas dos calendários ficam mais próximos. O município do Rio prevê a vacinação de pessoas de 42 a 50 anos, enquanto o calendário estadual programou a vacinação de 45 a 55 anos.

Pequenas diferenças na faixa etária alvo também estão previstas em agosto e setembro, e ambos os calendários projetam a vacinação da população de 18 a 24 anos para outubro. Segundo o calendário do município do Rio, a imunização estará disponível para toda a população adulta até 23 de outubro.

Niterói - O município antecipou o calendário de vacinação contra a covid-19 dos trabalhadores da educação básica da rede privada, estadual e federal lotados em unidades de ensino na cidade. Nesta quinta-feira (27) serão vacinados profissionais a partir de 50 anos, na sexta-feira (28) e no sábado (29), a partir de 40 anos. Trabalhadores a partir de 18 anos da educação pública municipal de Niterói que estão lotados nas escolas da rede já podem ser vacinados nesta quinta.

A cidade também vacina, nos próximos dias, pessoas com deficiências permanentes sem BPC e pessoas portadoras de comorbidades a partir dos 18 anos. Portadores de doença renal crônica e síndrome de Down podem procurar uma unidade de vacinação em qualquer dia, independente da idade.

No caso das gestantes e puérperas (com até 45 dias), a vacinação pode ser feita a qualquer momento, desde que sejam maiores de 18 anos.