São Gonçalo preserva as suas áreas de Mata Atlântica

Políticas voltadas ao meio ambiente protegem bioma em quatro locais da cidade de São Gonçalo - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ontem, 27 de maio, foi comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. A cidade de São Gonçalo possui em sua área um pedaço desse tesouro, resguardado em unidades de conservação públicas, criadas pelo município. As áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Engenho Pequeno, Estâncias de Pendotiba, Alto do Gaia e Itaoca são áreas de vegetação de Mata Atlântica e concentram aproximadamente 47,37 km² do total do território municipal.

Como forma de conservar a biodiversidade das áreas de Mata Atlântica remanescentes no município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do Setor de Áreas Verdes, lançou o Plano Municipal da Mata Atlântica de São Gonçalo (PMMA) em parceria com o Governo alemão, GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional), grupo bancário KFW, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Secretaria do Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e Ministério do Meio Ambiente. O PMMA é um instrumento técnico que realiza o diagnóstico da vegetação nativa, apontando as principais causas de desmatamento e as ações preventivas, formas de utilização sustentável da vegetação e as áreas prioritárias para conservação e recuperação.

"A Mata Atlântica é uma das áreas com maior biodiversidade do planeta, com plantas e animais endêmicos. Ela já foi o segundo maior bioma da América do Sul, perdendo apenas para a Amazônia, por isso devemos conservá-la. A conscientização ambiental e a manutenção desse importante bioma dependem de cada cidadão para mantermos nossa qualidade de vida e das futuras gerações", disse Carlos Afonso, secretário municipal de Meio Ambiente.

A conservação desses espaços em São Gonçalo ajuda a proteger a fauna e flora ainda existentes, disciplinar o processo de ocupação territorial dessas áreas e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, melhorando a qualidade de vida das populações locais.

"O Ecossistema de Mata Atlântica hoje divide espaço com milhões de pessoas que ocupam os territórios urbanos. Por isso a importância de se viver de forma harmoniosa com esse ecossistema tão rico e que corre tanto risco. Em São Gonçalo ampliamos de 4% para 19% dessas áreas hoje protegidas por legislação específica. E através do Plano Municipal de Conservação da Mata Atlântica recém-lançado, iremos implementar cada vez mais políticas que visam proteger essas áreas. Hoje possuímos um Centro de Convivência da Mata Atlântica localizado na APA das Estâncias de Pendotiba. Recentemente o prefeito assinou a contratação do Plano de Manejo integrado que servirá para proteger e estimular o desenvolvimento sustentável sem agredir essas áreas tão importantes, principalmente, no que diz respeito ao aquecimento do planeta", disse o subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão.

A cidade também está participando do Programa Floresta do Amanhã, em parceria com o Ministério Público Estadual (SEAS). Serão executados reflorestamentos na Fazenda Colubandê, APA do Engenho Pequeno, APA Estâncias de Pendotiba e APA Alto do Gaia, somando um total de 90 hectares de plantio e manutenção por quatro anos. A ação cumpre o Acordo de Paris, que prevê a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e do aquecimento global, através do plantio e da recuperação da Mata Atlântica.

A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que engloba diversos estados brasileiros. É uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade e hoje é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta. No Brasil, resta cerca de 7% de sua cobertura vegetal original, de acordo com dados da organização WWF Brasil, fato que impulsionou medidas de conservação e recuperação do bioma, como a criação dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.