Uma análise sobre a geopolítica da energia

Guilherme Sandoval Góes lança "A Geopolítica da Energia no Século XXI" - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em meio a tantas discussões em torno das novas formas de energia e as estratégias para a sua implementação, o professor universitário e pós-doutor em Geopolítica, Cultura e Direito pela Universidade da Força Aérea (Unifa), Guilherme Sandoval Góes, acaba de lançar o livro "A Geopolítica da Energia no Século XXI".

A reconfiguração energética mundial é o tema central desta obra, fruto de um seminário realizado na Escola Superior de Guerra (ESG), em agosto de 2020, e busca analisar a geopolítica mundial da energia e seus impactos no planejamento estratégico brasileiro.

De acordo com o autor, o mundo vem passando por uma complexa reconfiguração energética, que se destaca não apenas pela diversificação de matrizes verdes, mas, também, pelo jogo geopolítico de disputa por estruturas hegemônicas de poder mundial.

O livro destaca a importância de percorrer essa trajetória a fim de observar seu impacto no planejamento estratégico brasileiro, por meio de um conjunto de artigos de grandes doutrinadores e especialistas da geopolítica da energia, cuja linha dominante é exatamente a abordagem multidimensional da revolução energética do século XXI.

A obra também busca examinar a geopolítica da energia com o propósito de compreender melhor o papel do Brasil nesse mundo em transição para a economia de baixo carbono.

O livro "A Geopolítica da Energia no Século XXI" está à venda na Synergia Editora.

Sobre o autor - Guilherme Sandoval Góes é Doutor em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com grau 10, distinção e louvor. Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Pós-doutor em Geopolítica, Cultura e Direito pela Universidade da Força Aérea (UNIFA). Diplomado pelo Naval War College dos Estados Unidos da América (Newport, Rhode Island, USA). É Professor de Direito e Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Professor de Geopolítica e de Direito Constitucional da Universidade Cândido Mendes (UCAM). Membro do Corpo Docente do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais da UNIFA e Membro do Corpo Docente do Programa de Mestrado em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (ESG), entre outros títulos e funções.