S. Gonçalo reforça comunicação com comunidades pelas sirenes

Por

Capitão Nelson conferiu de perto novo acionamento via radiofrequência

As 25 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil de São Gonçalo vão operar com novo dispositivo para que a comunicação com as comunidades onde estão instaladas seja garantida em caso de desastres. A Subsecretaria de Defesa Civil realizou testes de comunicação com os aparelhos, que passarão a funcionar também por sistema via rádio.

Por meio de videoconferência, o prefeito Capitão Nelson conferiu de perto, durante reunião com a Defesa Civil na tarde de ontem (4), o funcionamento do sistema, que transmite as mensagens enviadas às sirenes de forma imediata. Os primeiros testes já foram realizados em campo na segunda-feira e, na tarde desta terça, o sistema foi apresentado ao prefeito.

"Essa agilidade é muito importante. A transmissão via rádio possibilita a comunicação imediata com a população, um fator que é primordial para preservar vidas e orientar a população em casos de emergência", destacou o prefeito Capitão Nelson.

O subsecretário de Defesa Civil, Coronel Fernando Rodrigues, reforçou os benefícios da implantação do novo sistema.

"O uso da radiofrequência para a comunicação com as sirenes traz dois benefícios principais: o primeiro é a garantia que a mensagem vai chegar até as pessoas, independente das condições meteorológicas, já que não depende de internet para ser operado. A segunda é a agilidade e autonomia de como isso é feito", explicou.

Na segunda-feira (3), os testes foram realizados na sirene de Boa Vista. O novo sistema já está disponível em dois bairros - Boa Vista e Arsenal. Mas dentro de um mês, as outras 23 sirenes terão o mesmo serviço. Acompanharam os testes, o subsecretário coronel Fernando Rodrigues, o coordenador regional da Defesa Civil da Região Metropolitana, tenente-coronel Mozart Martins; o diretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden/RJ), tenente-coronel Anthony Barrera; o coordenador operacional da Defesa Civil de São Gonçalo, Raphael Garcez e o chefe do Departamento de Mapeamento da Defesa Civil municipal, Ricardo do Vale.

"Esse novo sistema é muito inovador e vai usar uma rede própria da Defesa Civil por radiofrequência. É mais uma forma de acionamento das sirenes que a cidade ganha. Se não tiver internet ou ela falhar, os profissionais não precisam ir até as sirenes para acioná-las mecanicamente. Agora, há a possibilidade de fazer este serviço através do rádio e a comunicação pode ser em tempo real, sem necessitar de gravação", disse Anthony Barrera.

Normalmente, as sirenes têm cinco gravações de aviso: teste, simulado, chuva, mobilização e desmobilização.

As 25 sirenes ficam instaladas nos bairros Itaúna, Nova Grécia, Zumbi, Engenho Pequeno, Novo México, Boa Vista, Venda da Cruz, Patronato, Sete Pontes, Porto Novo, Covanca, Gradim, Vila Três, Barro Vermelho, Mutuaguaçu, Arsenal e Lindo Parque.

  • Tags: