Rio autoriza praias e acaba com o toque de recolher

Por

As novas medidas restritivas têm validade até o dia 20 de maio

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, divulgaram nesta sexta-feira (07/05) o 18º Boletim Epidemiológico, no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova. E três das 33 regiões administrativas da cidade passaram de risco muito alto para alto. Com isso, foi publicado no Diário Oficial do Município o decreto nº 48.845, com as novas medidas de proteção à vida, com validade até o dia 20 de maio.

Com os números de casos, óbitos e atendimentos de síndromes gripal e respiratória aguda grave (SRAG) em uma tendência de queda no Rio, a Prefeitura decidiu dar um passo na reabertura gradual do setor econômico. O prefeito ainda alertou que não vai hesitar em voltar a adotar medidas mais restritivas, se não houver a colaboração das pessoas.

"Não é um liberou geral. Quando você flexibiliza, fica mais difícil de fiscalizar. Vamos observar este fim de semana, se em alguns locais tradicionais virar aquela bagunça de novo, vamos estabelecer medidas restritivas específicas, para não prejudicar quem colaborou ao longo das últimas semanas", disse Paes.

No início da apresentação, o prefeito esclareceu o que motivou o alto número de casos confirmados na cidade, divulgado pela imprensa na quinta-feira (06/05). Ele informou que houve um atraso na coleta de dados pela Secretaria Municipal de Saúde e que, por isso, os números ficaram represados e se concentraram em um só dia.

"Não houve, de fato, um recorde de casos ontem. Pelo contrário, os números mostram uma queda. O que houve foi um atraso no processo de digitação e de investigação de casos, que só foi atualizado ontem. Vamos nos esforçar para melhorar esse processo, não podemos mais ficar acumulando o dever de casa de digitação", informou Paes.

A partir desta sexta-feira até o próximo dia 20 de maio fica permitido em bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres o consumo apenas para clientes sentados, com distanciamento mínimo de dois metros entre cada conjunto composto por mesa e cadeiras, limitado a oito ocupantes, sendo admitida música ao vivo até as 23h. Já nas academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e condicionamento físico ficam permitidas as aulas em grupos, com a ocupação dos ambientes limitada a um indivíduo a cada quatro metros quadrados.

Outra flexibilização das medidas de restrição sanitárias é a permissão para casas de espetáculo, concertos e apresentações funcionarem, desde que mantenham distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os participantes. Agora, a capacidade de lotação máxima somente com público sentado passa a ser de 40% em locais fechados, e 60% em locais abertos. Porém, a formação de filas de espera e de aglomerações na entrada e saída continua proibida.

  • Tags: