A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Ordem Pública, já começa a articular os próximos passos no combate à criminalidade no município, um dia após a aprovação com ampla maioria dos votos, da mensagem do Executivo sobre a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumesp) e do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comesp).
O prefeito Capitão Nelson destacou os avanços que irão possibilitar uma contribuição maior do município em relação ao combate à violência na cidade.
"Com a criação do fundo não seremos dependentes unicamente do orçamento público. Os empresários da cidade poderão contribuir com o fundo, permitindo que o município aumente investimentos na compra de equipamentos e capacitação. Vamos ampliar o combate à violência, dando mais dignidade à população", destacou.
O Secretário de Ordem Pública afirma que em breve vai apresentar os planos de combate à criminalidade à iniciativa privada.
"A ideia inicial é realizar um chamamento dos empresários do município para fazer uma apresentação dos nossos projetos: investimentos na Guarda Municipal, capacitação do efetivo municipal, ampliação do programa Segurança Presente e aquisição de equipamentos. Com o fundo nós abrimos um leque de opções para que o município esteja mais bem equipado e preparado para conseguirmos efetivar a redução nos índices de criminalidade", comentou o Major David Ricardo.
O Fundo Municipal de Segurança Pública vai possibilitar apoio financeiro a programas e ações voltadas à segurança pública do
município.