Huap: banco de leite tem mais doações

Por

Nos últimos 10 anos, unidade que funciona no hospital registrou aumento de 160% no número de doadoras

Ontem, 19 de maio, foi comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A data lembra a importância das doações de leite para os hospitais, como é o caso do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), que tem o Banco de Leite Professora Heloisa Helena Laxe de Paula funcionando na unidade desde 2003. Os números são cada vez melhores ao longo dos anos, segundo o hospital. Afinal, o leite recebido é destinado à UTI neonatal, e precisa sempre manter os estoques cheios para que não falte alimento para os bebês.

Nos últimos dez anos, entre 2011 e 2020, o Banco do Huap registrou um crescimento importante no número de doadoras de leite humano: 160%. Em especial, desde 2013, a quantidade tem aumentado exponencialmente, chegando, pela primeira vez, a mais de 500 durante todo o ano de 2020. Os dados são fornecidos pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BHL). Para o sistema, doadoras não são mulheres únicas, mas doações diferentes feitas ao longo dos 12 meses.

No caso da quantidade de leite coletado, os números mostram que há uma constância, ficando todos os anos acima dos 300 litros, sendo alguns acima dos 500. Normalmente, o contato para se tornar uma doadora pode ser feito de duas formas: por telefone ou com a ida da mulher pessoalmente ao banco de leite. O que pode ser observado é que, por conta da pandemia de covid-19, as coletas em grupo e individuais diminuíram consideravelmente em 2020. Em compensação, as visitas domiciliares, também chamadas de rotas, tiveram grande crescimento.

Mas, nem mesmo o coronavírus afastou as doadoras de exercer esse papel tão fundamental e bonito. E para este ano, o que a direção do banco de leite do Huap espera é o mesmo resultado bom. Até abril de 2021, foram registradas 121 doadoras e 77,7 litros de leite coletados.

Bertilla Riker, enfermeira e subcoordenadora do Banco de Leite do Huap, explica que os benefícios do leite humano para o bebê são muitos: "evita infecções, melhora o desenvolvimento cognitivo, evita doenças cardiovasculares e obesidade. É importante dizer que, para os bebês prematuros, o leite humano é mais que um alimento, é um tratamento".

  • Tags: