Covid: Niterói antecipa vacinação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói vai antecipar o calendário de vacinação contra a Covid-19 da população geral, trabalhadores da educação básica e trabalhadores da educação superior lotados em unidades de ensino na cidade. Nesta terça-feira (1 de junho), continuam sendo vacinadas pessoas a partir de 59 anos, amanhã (2) e quinta-feira (3) será a vez de quem tem 58 anos ou mais. Na sexta-feira (4) e sábado (5) será realizada repescagem. A expectativa é concluir, até o final de junho, a vacinação de pessoas com até 50 anos. Anteriormente, seriam vacinadas pessoas de até 55 anos até o fim de junho.

Para os trabalhadores da educação básica, a imunização de pessoas a partir de 30 anos ocorrerá hoje (1) e quarta-feira (2). Na quinta-feira (3), sexta-feira (4) e sábado (5) para pessoas a partir de 18 anos. Antes, esse calendário só terminaria na semana que vem, dia 12. Os trabalhadores da Educação Superior serão vacinados a partir do dia 8. A Prefeitura de Niterói espera vacinar até outubro todas as pessoas com mais de 18 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói também vacina portadores de doença renal crônica e síndrome de Down, que podem procurar uma unidade de vacinação em qualquer dia, independente da idade. Equipes volantes do Consultório na Rua da Secretaria de Saúde estão vacinando a população em situação de rua e pessoas do sistema prisional da
cidade.

A vacina está disponível nos 11 pontos de imunização distribuídos pelo município, com entrada liberada das 8h às 16h e aplicação das vacinas até 17h. No Campo de São Bento, a imunização vai até as 16h.

No caso das gestantes e puérperas (com até 45 dias), a vacinação pode ser feita a qualquer momento, desde que sejam maiores de 18 anos. Por recomendação do Ministério da Saúde, esse público receberá a CoronaVac e por isso devem se dirigir à Policlínica Sérgio Arouca, em Santa Rosa, ou à Policlínica Carlos Antônio da Silva, no São Lourenço.

Vacinação com agendamento - Depois de ultrapassar a marca de 200 mil pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, Niterói inaugurou ontem (31 de maio) o serviço de agendamento de data e horário da primeira dose, através do aplicativo Colab. O agendamento para a vacinação está disponível inicialmente para o posto volante do Campo de São Bento, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Icaraí, e será expandido para os outros postos nas próximas semanas. A medida evita aglomerações, facilita e agiliza o processo de vacinação.

Para realizar o agendamento da vacina basta baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. O calendário será aberto de duas em duas semanas. O aplicativo fornece o comprovante digital da imunização.

O servidor público Rangel Perlingeiro usou o aplicativo para agendar a vacinação para ontem e ficou satisfeito com o atendimento que recebeu. Ele é do grupo de pessoas com
comorbidade.

Para a segunda dose, a marcação também deve ser realizada pela ferramenta. A imunização no Campo de São Bento acontece das 8h às 16h. Também é possível agendar pelo site www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.