Rio reforça segurança nas estações de transporte

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio lançou ontem (2) o programa BRT Seguro, que será responsável por reforçar o patrulhamento nas estações do transporte com a presença de guardas municipais e policiais militares. A primeira fase do projeto prevê 28 estações patrulhadas, além da implementação de rondas móveis pelas calhas do sistema viário com os objetivos principais de oferecer segurança aos usuários, combater a evasão de passagens (calotes), atos de vandalismo, além de promover o ordenamento.

"O BRT é muito simbólico. Bem operado, é um sistema que funciona muito bem. O esforço que a gente faz, que não tem mágica, é para devolver o BRT à população, para que tenha qualidade de vida", disse o prefeito Eduardo Paes, anunciando que as obras do corredor Transbrasil serão retomadas em agosto, com estimativa de conclusão até o fim do ano que vem.

Com o lançamento do projeto, 12 estações já receberam o patrulhamento. A previsão é a de que, em até 15 dias, outras 16 já estejam contempladas. Cada estação será patrulhada das 7h às 19h por três policiais militares e, no intervalo entre 19h e 7h, a segurança será feita por rondas móveis que percorrerão as calhas do BRT.

Coordenado pela Secretaria de Ordem Pública (Seop), o programa contará com 96 PMs por dia, que atuarão nas folgas por meio de
inscrição no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), além de 30 guardas municipais, que estarão presentes nos três corredores do sistema: Transcarioca, Transoeste e Transolímpica.

"O programa BRT Seguro é muito importante para que o cidadão utilize o BRT com tranquilidade e tenha segurança nas estações. A prefeitura tem compromisso com a segurança do cidadão. É o nascimento de um projeto fruto de muito trabalho e inteligência", afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.