Codim melhora a acessibilidade no atendimento às mulheres

Fernanda Sixel destacou melhoria do atendimento e no acesso aos equipamentos - Foto: Divulgação

Cidades
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A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), em conjunto com a Secretaria de Acessibilidade, fechou um pacote de ações de inclusão para auxiliar mulheres com necessidades especiais a acessarem os equipamentos de atendimento. O objetivo é melhorar o acesso e a comunicação com esse público. A Codim foi o primeiro equipamento público a distribuir tablets assistivos nos seus equipamentos de atendimento como a Sala Lilás e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Além disso, o Ceam está passando por uma ampla reforma, revitalizando todos os espaços e tornando acessíveis com a implantação de rampas, piso tátil e a construção de um banheiro adaptado para mulheres portadoras de deficiência locomotora.

A Coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, destacou que esse pacote de acessibilidade é um grande passo na melhoria do atendimento e no acesso aos equipamentos.

"Essa é uma demanda fundamental para nossa Coordenadoria. Algumas mulheres deficientes ainda sofrem com o analfabetismo da linguagem de sinais e essa ação contribuirá com a escrita, gravação de vídeos e criação de protocolos que as ajudarão no relato dos fatos e no atendimento com as nossas equipes técnicas. O Ceam e a Sala Lilás já cumprem um papel importante na proteção e garantia dos direitos das mulheres e a inclusão, através da acessibilidade, vem potencializar nossas ações, incluindo e acolhendo essas mulheres", explicou Fernanda.

No último dia 28, as equipes do Ceam e da Codim participaram do primeiro workshop de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovido pela Secretaria de Acessibilidade. O treinamento ainda contou com uma palestra de uma convidada surda. As funcionárias tiveram contato com um material básico da língua e a secretaria fará mais workshops com as equipes, além de um treinamento, nas próximas semanas, para iniciar a utilização do tablet. A assistente virtual que auxiliará as atendentes ganhará um nome que será escolhido pela sociedade civil por meio de consulta pública na plataforma Colab.