Mangaratiba: atenção às gestantes

Serviço especializado pode ajudar a evitar partos prematuros e até abortos - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em Mangaratiba as mães que fazem acompanhamento gestacional pela rede municipal de saúde tem acesso ao Pré-Natal Odontológico, um serviço especializado pioneiro na região e que acolhe até mulheres com gravidez de alto risco. O Pré-Natal Odontológico é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Saúde Bucal, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). De acordo com José Carlos Simões, superintendente municipal de Odontologia, mais do que uma consulta com o dentista, o serviço pode ajudar até a evitar partos prematuros.

"O Pré-Natal Odontológico é um serviço de qualidade prestado às gestantes de Mangaratiba. Ele ajuda a derrubar o mito de que a grávida não pode ser submetida ao tratamento dentário. Muitas pessoas não sabem, mas, a avaliação clínica e o tratamento odontológico são fundamentais para a saúde oral da mãe e o bem estar do bebê. Situações extremas relacionadas à periodontite em grávidas, podem gerar até aborto ou parto prematuro. Nesse sentido, tratar da saúde bucal no período de gestação faz toda a diferença", explicou.

O atendimento odontológico das gestantes é dividido em duas partes, sendo uma clínica e a outra, de educação em saúde. No âmbito clínico, a futura mãe recebe consultas de profilaxia, raspagem (remoção de cálculos), restaurações de resina ou amálgama, e até cirurgias para remoção de dentes infeccionados, entre outros.

Já na parte de educação em saúde, as gestantes são orientadas sobre escovação supervisionada, os cuidados orais indispensáveis na gravidez e no pós-parto, além de receberem dicas importantes sobre amamentação, hábitos alimentares saudáveis e introdução da higiene oral na primeira infância. Elas aprendem qual tipo de escova dental podem utilizar no bebê, como devem fazer o uso de chupeta e da mamadeira noturna.