Saúde bucal também é destaque em Maricá

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O projeto Dentista no Bairro, o "Odontomóvel" de Maricá, retomou suas atividades nesta semana e esteve no residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, condomínio do programa Minha Casa, Minha Vida de Inoã. Os moradores puderam utilizar serviços como restauração e raspagem dental e gengival, extração simples e procedimentos de urgência e emergência, entre outros. O consultório móvel é montado num ônibus, que percorre a cidade.

Para a dentista Danyelle Reis Antunes, que chefia o trabalho no veículo, o mais gratificante é poder ajudar a quem realmente está mais necessitado.

"Um dos atendimentos que fiz recentemente foi numa moça que estava acamada, sem poder sequer sair de casa, que dirá ir a um consultório. Aqui nós damos acesso de verdade a quem não tem. Já tive convites para outros trabalhos e não quis ir, porque sou apaixonada por este serviço", exalta Danyelle, que conta com o auxílio de outro dentista e de uma auxiliar de saúde bucal.

Na unidade móvel - que vai passar nos próximos dias por Santa Paula, Retiro e Itaocaia Valey - os procedimentos que podem ser realizados são: profilaxia, restauração, aplicação de flúor, exame clínico, instrução de higiene oral e pedido de radiografia para continuidade de tratamento e extrações mediante ao exame radiográfico. Os casos de maior complexidade são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na região central de
Maricá.

De acordo com a coordenadora do projeto, Suany Marins, a média é de 50 atendimentos por dia em cada local, onde cada paciente é recebido conforme a procura. "A logística é feita em cima do tempo de atendimento de cada paciente. São feitos agendamentos para retorno dos pacientes que iniciaram o tratamento e os pacientes que não conseguiram ser atendidos no dia para serem atendidos na próxima semana",
explicou.