Castramóvel realiza ação em V. das Moças

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na primeira semana de atendimento do Castramóvel em Várzea das Moças, 38 cães e gatos foram castrados. O Castramóvel é um caminhão equipado para a realização de cirurgias de cães e gatos, atendendo famílias de baixa renda. O equipamento é administrado pelo Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. A expectativa é que sejam feitas cerca de 150 cirurgias até o dia 2 de julho.

Na terça-feira (8), primeiro dia de esterilizações, oito animais foram operados. Dez foram castrados no segundo dia, 12 no terceiro e oito nesta sexta-feira. Após os procedimentos, os animais foram medicados e liberados para se recuperarem em casa.

O Castramóvel conta com sala de preparação, de cirurgia e pós-cirurgia, para atender os animais. A equipe é composta por quatro veterinários, um anestesista e técnicos. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O projeto conta com a parceria da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF).

"Não podíamos começar melhor a rotina do Castramóvel em Niterói. Várzea das Moças atendeu nossas expectativas e estaremos até o final do mês realizando as cirurgias para os moradores inscritos. Muito em breve anunciaremos o próximo bairro que será atendido", contou Marcelo Pereira, coordenador do CCPAD.

Para ser castrado no Castramóvel, o animal precisa ter mais do que quatro meses e menos do que seis anos; ter menos do que 25 quilos; não ser obeso e ou extremamente magro.