SG vacina grávidas neste sábado

SG também vacina pessoas da população em geral com mais de 55 anos - Foto: Prefeitura RJ

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Grávidas sem comorbidades com mais de 18 anos e puérperas com comorbidades com mais de 18 anos poderão ser vacinadas contra a covid-19, a partir deste sábado (12), em nove locais, das 8h às 12h. Elas devem ter autorização por escrito dos seus médicos. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo recebeu nesta sexta-feira (11), 14 mil doses da vacina pfizer e poderá retomar a vacinação.

Além delas, a secretaria vacina pessoas da população em geral com mais de 55 anos. Para estas pessoas, a vacinação acontece em doze pontos, neste sábado (12), das 8h às 12h.

Trabalhadores da educação, profissionais de educação física, guardas municipais e veterinários - todos com mais de 30 anos, que precisam estar trabalhando e comprovar o vínculo com São Gonçalo - empregatício ou de residência, estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades, pessoas que têm doenças neurológicas crônicas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com síndrome de down, trabalhadores da saúde da linha de frente e profissionais da saúde - todos acima dos 18 anos - também podem se vacinar.

Vale lembrar que só as grávidas e puérperas têm exclusividade para tomar a vacina da pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com a astrazeneca. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos.

A vacina Coronavac está disponível apenas para a segunda dose. Podem se imunizar com a segunda dose da Astrazeneca pessoas que tomaram a vacina há mais de 12 semanas. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina aplicada no município. Os locais de vacinação recebem as pessoas que chegam até as 16h30, para que os mesmos sejam atendidos até 17h, nos dias de semana, e 11h30 aos sábados.

Medidas - A Prefeitura de São Gonçalo prorrogou as medidas restritivas de proteção à vida no combate à covid-19 até o dia 21 de junho, de acordo com publicação no Diário Oficial do município desta quinta-feira (10).

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres podem funcionar no horário normal, mas com 50% da capacidade dos respectivos locais. O uso de máscaras, o distanciamento e a oferta de álcool em gel pelos estabelecimentos seguem sendo uma das normas do decreto.

Shopping centers, centros comerciais e galerias, inclusive praça de alimentação, podem abrir às 10h e fechar às 22h.

Lojas de conveniência podem atuar no horário normal, vedada a permanência continuada e a aglomeração de pessoas nesses locais. Demais estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços podem funcionar de 8h às 18h.

As atividades essenciais, como farmácias, drogarias, comércio de equipamentos médicos, serviços assistenciais de saúde e óticas; supermercados, padarias, mercados, açougues e peixarias, centros de abastecimento de alimentos, assistência veterinária, postos de combustíveis, chaveiros, locação de veículos e serviços funerários - podem funcionar com 50% da capacidade em horário normal.