São Gonçalo capacita as mulheres empreendedoras

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com a ideia de estimular o empreendedorismo entre mulheres em situação de vulnerabilidade social no contexto pós-pandemia, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) está promovendo um curso de capacitação do Programa Qualifica Mulher, que faz parte do projeto "Qualificar para Transformar: Mulheres Fluminenses". Representando o município de São Gonçalo, a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva, participou da aula inaugural, que ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, na última semana.

O município foi contemplado com 50 vagas no curso de Economia Solidária, que visa qualificar as empreendedoras que desejam investir na carreira e montar seu próprio negócio, buscando capacitar e estimular a desenvolverem o comportamento cooperador e associativo. As inscrições já foram encerradas. As aulas, que vão ocorrer na modalidade à distância, começaram na última quarta-feira (9), e terão duração de um mês.

"São Gonçalo só tem agradecer por esta parceria com o Ministério da Mulher. Não tenho dúvida de que, neste período que estamos vivendo, a pandemia deixou em evidência a sobrecarga das mulheres, que é administrar o trabalho com tarefas domésticas. A capacitação tem um poder de fortalecê-las para que consigam atingir seus objetivos. Mulheres capacitadas se tornam mais fortes para saírem da situação de vulnerabilidade. Em São Gonçalo temos o Projeto Lidera Mulher, que tem uma proposta empreendedora bem explícita. Temos ciência de que a economia está passando por um momento difícil, mas não podemos nos acovardar. A mulher é sempre persistente e perseverante, portanto, vamos e temos que conseguir mudar esse cenário. Nossa cidade vai seguir trabalhando, para fazer parte da transformação da mulher, criando soluções e um ambiente inclusivo, sempre tendo como aliada a tecnologia e o diálogo frequente com a rede de serviços", declarou a subsecretária.

O projeto do MMFDH tem o objetivo de promover a autonomia econômica da mulher, fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo, para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social no contexto pós-pandemia.

A Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Rodrigues, também participou da aula inaugural.