Niterói reforça acessibilidade

Só este ano, foram 31 rampas construídas e 18 recuperadas em áreas de grande circulação do município de Niterói - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) está reforçando o trabalho de construção e recuperação de rampas de acessibilidade em diferentes regiões da cidade. Só este ano, foram 31 rampas construídas e 18 recuperadas em áreas de grande circulação.

No período de 2014 a 2020, o município recebeu 439 passagens deste tipo e 297 foram reparadas.

Desde janeiro, pontos como a esquina das ruas Lopes Trovão e Tavares de Macedo, em Icaraí, a rua Pereira Nunes, no Ingá, e nas esquinas da Avenida Presidente Roosevelt com as ruas Tupiniquins e Goytacazes, em São Francisco, receberam novas rampas. E o trabalho de recuperação de passagens acessíveis foi feito em locais como a esquina da Rua Lopes Trovão e Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, em Icaraí, Rua Jornalista Sardo Filho, em frente à unidade de saúde da Ilha da Conceição, na Rua Santo Cristo, no Fonseca.

"Quando falamos que queremos uma Niterói para todos, nós buscamos soluções para cada tipo de situação. Nossa cidade é exemplo em acessibilidade e vem aprimorando e expandindo cada vez mais as adequações", enfatiza a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

De acordo com Dayse Monassa, a Seconser realiza um trabalho junto à Secretaria Municipal de Acessibilidade para a identificação de novos pontos necessários para a instalação das rampas na cidade.

"Em parceria com a Seconser, a Secretaria de Acessibilidade está trabalhando para que a cidade de Niterói seja referência em acessibilidade, restaurando e implementando novos pontos com pisos táteis e rampas de acessibilidade para deficientes, pessoas com baixa mobilidade permanente ou transitória", afirma a secretária de Acessibilidade Jennifer Lynn.