Superação na comunicação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dom José Francisco*

A associação dos "Doutores da Alegria" transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social, com profissionais formados em Artes Cênicas.

Eles se vestem de palhaço e as histórias sempre acontecem assim: "Em um dos quartos do Instituto da Criança nós conhecemos. A., 14 anos, sentada na cama, desenhando e ouvindo música, e T., 5 anos, em seu berço".

Quando o pequeno os viu, começou a gargalhar: ele ficou eufórico, dançando e apontando para o meu cavaquinho.

- Toca, toca! - Ele pedia.

No leito ao lado, uma menina olhou a bagunça e voltou a desenhar. Foram se aproximando lentamente, cantando, e incluíram o seu nome na música a fim de estabelecer uma relação. Mas a menina seguia indiferente, enquanto o menino ria.

Só quando a mãe chegou, percebeu-se que elas conversavam através de libras - a língua brasileira de sinais - e tudo fez sentido. A menina era surda. Era uma questão de comunicação: como tocar e cantar para alguém que não escuta?

A descoberta trouxe uma nova interação: eles utilizaram o lápis colorido da mão dela como varinha mágica. A menina foi rindo e se empolgando. Depois de muita bagunça, ela ainda estava com fones de ouvido. A mãe explicou que, apesar da deficiência, ela gostava da vibração que o som emite e consegue absorver o ritmo.

- Ela acaba ouvindo de outra forma! - disse a mãe.

Então, eles pediram que a menina colocasse uma de suas mãos no cavaquinho e começaram a tocar. Ela abriu um sorriso, sentindo a vibração e, encantada, olhou para mãe, dizendo com sinais:

- Eu estou sentindo, mãe! Estou sentindo!

A mãe começou a dançar e todos na enfermaria dançaram juntos.

Mais uma vez, era só uma questão de comunicação. Para tudo acontecer é preciso sempre se colocar no lugar do outro e vibrar com ele.