Vale do Café descobre outro lado gastronômico

Fazenda Aliança, em Barra do Piraí, produz leite de búfala e seus derivados no Vale do Café fluminense - Foto: Divulgação/Fazenda Aliança

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Vale do Café, que sempre foi conhecido pelas incríveis fazendas do século XIX e pelo contato com a natureza, que os visitantes tanto almejam, tem um novo polo que não para de crescer e promete atrair mais turistas para a região. É o polo bufaleiro, com a produção de leite e seus derivados vindos da
búfala.

A criação, que está em expansão na região, atualmente conta com a produção de cerca de 400 litros de leite orgânico por dia. O leite de búfala possui vários nutrientes essenciais para a saúde, como o potássio, magnésio, ferro e as vitaminas A e C. Além disso, tem mais concentrados proteicos, cálcio e menos colesterol por porção do que o leite de vaca, conquistando o público que busca uma alimentação saudável.

Atualmente, no Brasil, há quatro fazendas que produzem o leite orgânico da búfala. Dessas, duas estão localizadas no Vale do Café e produzem laticínios elogiados. A Fazenda Alliança Agroecológica, em Barra do Piraí, é uma delas. No local, os visitantes podem adquirir produtos e vivenciar a experiência de ordenhar as búfalas para obter o leite fresco e orgânico. O empreendimento é um dos únicos do Estado que possui o certificado orgânico de leite de búfala.

Já a Latte Buono, que fica em Valença, é uma fazenda de criação e venda de produtos feitos 100% com leite de búfala. Além de iogurtes, são produzidos no local gelato italiano, queijo, manteiga e doce de leite. Todos com reconhecida qualidade. A marca foi campeã do Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro em 2015, com o iogurte próprio, na categoria laticínios.

A produção agrícola da região está diretamente ligada aos roteiros gastronômicos e de turismo rural, agregando valor as visitas dos turistas. A ideia, que vem sendo promovida pelo Vale do Café Convention & Visitors Bureau em parceria com entidades locais, tem como objetivo oferecer as melhores experiências e valorizar a produção local.

As duas fazendas estão abertas para quem deseja experimentar os laticínios feitos do leite de búfala, uma experiência gastronômica que pode incrementar o fim de semana no Vale do Café.