Variante britânica chega a SG

Apesar da nova variante, vacinação em SG avança e índices da pandemia seguem em baixa. Niterói já imunizou contra a Covid-19 mais de 48% da população. - Foto: Lucas Alvarenga/Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo informa que foi confirmado na cidade um caso da variante B.1.1.7, com origem no Reino Unido. O paciente, de 56 anos, é morador do bairro de Santa Catarina. O município foi avisado pela Superintendência em Informação de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e, imediatamente, iniciou os procedimentos relativos ao caso.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo informa que o paciente diagnosticado com a nova variante ficou em isolamento social por 15 dias, sendo monitorado por profissionais da pasta. Não há, até o momento, outros casos notificados pela superintendência estadual desta variante na cidade. O paciente encontra-se curado e sem sequelas.

A Prefeitura de São Gonçalo reitera que, após o comunicado da Secretaria de Estado de Saúde, seguiu todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. E que notificou as unidades de saúde das redes pública e privada, dentro dos procedimentos previstos para o monitoramento da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo informa, ainda, que os números da doença na cidade estão em queda - tanto de casos quanto de óbitos. Em abril, a cidade registrou 8.155 casos; em maio, 5.988; e em junho - até o último dia 15, 1.581.

Em relação aos óbitos, foram 396 em abril, 328 em maio e 41 nos primeiros 15 dias de junho. Mas reforça a importância do distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscaras para que o vírus e suas variantes não se espalhem.

Niterói- A Prefeitura de Niterói já imunizou contra a Covid-19 mais de 48% da população - o que corresponde a 249.615 pessoas - com a primeira dose da vacina. Já receberam a segunda dose e completaram o ciclo de imunização 98.841 pessoas - mais de 19% da população. Com relação à população apta a receber a imunização (maiores de 18 anos), mais da metade já recebeu a primeira dose. Niterói tem uma população estimada pelo IBGE em 515.317 habitantes.

Neste sábado, 19, poderão ir ao posto de vacinação pessoas sem comorbidade com mais de 50 anos. Também poderão ser vacinadas todas as mães que estejam amamentando, independentemente da idade do bebê; gestantes; trabalhadores da educação superior privada, estadual e federal e cursos profissionalizantes lotados em Niterói; e portuários. Estarão abertos, neste sábado, os postos das policlínicas de Piratininga e do Barreto, além do posto drive-thru do Campus Gragoatá da UFF. O horário de funcionamento aos sábados é das 8h às 12h, com entrada até às 11h30.

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu, nesta semana, o calendário de aplicação da primeira dose em pessoas de até 50 anos. A partir de segunda-feira (21), começam a ser vacinadas pessoas acima de 49 anos. O calendário segue baixando um ano por dia, até os 45 anos, na sexta-feira (25). Na próxima semana também serão vacinados profissionais da Educação Superior a partir de 30 anos (22 e 23) e a partir de 18 anos (24, 25 e 26).

Para receber a vacina é necessário apresentar comprovante de residência, identidade e, no caso das gestantes e lactantes (sem limite de idade do bebê), laudo com indicação médica. Os trabalhadores da educação lotados em Niterói, além de comprovante de residência e identidade, devem apresentar o contracheque.