SG recebe mais doses das vacinas Pfizer e CoronaVac

Cidade prossegue vacinação em geral: hoje são pessoas a partir de 43 anos - Foto: Agencia Brasil

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo recebeu mais 13.182 doses da vacina Pfizer e outras 4.250 doses de Coronavac para a aplicação da primeira dose. Podem se vacinar com a nova remessa de Coronavac, grávidas, puérperas, lactantes com bebês de até seis meses, pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente. Esta vacina estará disponível em seis pontos de vacinação a partir desta terça-feira (22). A cidade continua vacinando contra o coronavírus pessoas com mais de 43 anos, portuários e outros grupos prioritários em doze pontos de vacinação, das 8h às 17h.

Também podem se vacinar com a primeira dose: trabalhadores da Educação, profissionais de Educação Física, guardas municipais, veterinários - que precisam estar trabalhando e comprovar o vínculo com São Gonçalo (empregatício ou de residência); grávidas sem comorbidades com autorização médica; estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades, pessoas que têm doenças neurológicas crônicas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com síndrome de down, trabalhadores da saúde da linha de frente e profissionais da saúde - todos acima dos 18 anos.

Só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina e a CoronaVac, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com a AstraZeneca. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos.

Podem se imunizar com a segunda dose da Astrazeneca pessoas que tomaram a vacina há mais de 12 semanas e a CoronaVac também continua disponível para os que têm mais de 21 dias de vacinados. A segunda dose da Pfizer ainda não está disponível.

Balanço - Desde o início da campanha, a cidade vacinou com a primeira dose 310.666 pessoas, sendo 31.446 trabalhadores da saúde, 135.229 idosos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 77.082 pessoas com comorbidades, 1.168 pessoas com deficiência permanente, 7.312 trabalhadores da educação, 313 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.751 acamados, 50.685 pessoas da população em geral a partir de 43 anos, 1.765 pessoas privadas de liberdade, 39 pessoas em situação de rua, 10 portuários e 1.067 gestantes, puérperas e lactantes. Até as 16h de ontem (21), 141.363 pessoas tomaram a segunda dose.