Inverno começa com alerta para gripe

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O inverno começou oficialmente à 0h32min de segunda-feira, dia 21. Com a estação, aparecem as doenças frequentes dessa época, quando a umidade do ar diminui e as alterações bruscas de temperatura são mais recorrentes. Durante os meses mais frios do ano, aumentam os casos de rinite alérgica, asma, sinusite, crises de bronquite crônica, gripe, pneumonias, entre outras doenças respiratórias. Diante da pandemia de Covid-19, quando
alguns sintomas iniciais podem ser confundidos, adotar medidas de prevenção é fundamental, alerta a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A combinação de ar seco e temperaturas baixas, associada à poluição atmosférica típica da estação e à tendência de ficar em ambientes fechados, compõe uma fórmula preocupante para quem sofre de doenças respiratórias. Além disso, entre julho e setembro, o Brasil entra no período de sazonalidade da gripe, o que pode complicar ainda mais o quadro de pacientes crônicos.

"O inverno é a época de maior ocorrência de gripe, e a vacina contra a Influenza ajuda a prevenir casos graves e óbitos. A população deve comparecer aos postos de saúde para se vacinar, principalmente os indivíduos do grupo prioritário, que têm maior risco de adoecimento ou de evolução para
as formas mais graves da doença", alerta Mário Sérgio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES, que lembra ainda a importância de se lavar as mãos com frequência, usar máscara e manter o distanciamento social.