Mangaratiba: Câmara aprova Guarda Municipal armada

Câmara de Mangaratiba aprova uso de arma pela Guarda Municipal - Foto: Rafael Castilho/Prefeitura de Mangaratiba

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi aprovado por unanimidade o projeto que vai permitir o uso de armas pela Guarda Municipal de Mangaratiba. A votação aconteceu ontem (22) na Câmara de Vereadores e reuniu deputados, vereadores e guardas municipais de vários municípios do Estado. Com a mudança, a GM de Mangaratiba será a primeira Guarda do Estado do Rio de Janeiro a possuir porte legal de arma em convênio com a Polícia Federal.

"Hoje colocamos definitivamente a Guarda Municipal de Mangaratiba no rol das Instituições de Segurança Pública do Estado. Teremos uma Guarda mais independente, efetiva e que vai reforçar o trabalho integrado e de inteligência, que já desempenha com as forças de segurança nacionais e estaduais", disse o prefeito Alan Campos da Costa, o Alan Bombeiro.

O projeto que propôs armar a Guarda Municipal de Mangaratiba (GM) foi elaborado pelo Executivo municipal e tinha como meta alterar a Lei Orgânica do Município, bem como, a categoria da GM, que agora passa de guarda municipal não armada para guarda municipal armada. Ao todo, os 202 agentes da GM serão beneficiados e treinados pela Polícia Federal (PF) para atuarem portando armas de fogo.

De acordo com o Secretário de Segurança e Trânsito de Mangaratiba, Norberto Marques, a aprovação da proposta é um marco histórico para o município e um avanço para as ações de segurança.

"Hoje é dia para ficar registrado na história de Mangaratiba. Há pouco mais de dois anos, o Guarda Municipal do município só tomava conta de prédios públicos, e hoje ele representa um agente de segurança pública, que atua em parceria com as polícias, que efetua prisões em flagrante, cumpre mandados judiciais, entre diversos outros avanços. Armar a Guarda vai dar mais legitimidade para o trabalho da instituição, que passará a atuar de forma mais independente. Temos o orgulho de dizer que seremos a primeira Guarda Municipal armada do Estado e um espelho para as demais cidades", destacou o secretário.

Parceria com a PF- Para armar os agentes, a Guarda Municipal de Mangaratiba firmou uma parceria com a Polícia Federal. A PF vai ofertar um curso de capacitação de 600 horas para os guardas. O treinamento vai incluir parte teórica e prática, incluindo o curso de tiro. Antes de utilizarem armas de fogo, os GMs deverão ser aprovados nesta formação.

Vale lembrar que recentemente foi criada a Ouvidoria e a Corregedoria da Guarda Municipal de Mangaratiba, que são instrumentos indispensáveis para a efetivação do projeto.

Estiveram presentes na votação o deputado estadual Marcos Muller, secretários municipais, o diretor da GM de Mangaratiba, Adriano José, o vereador de Nilópolis Anderson Campos, o vereador do Rio Jones Moura, representantes das polícias Civil e Militar, e as Guardas Municipais de Paty do Alferes, Angra dos Reis, Mesquita, Itaguaí, Nilópolis, São Gonçalo e Paraty.