Vacinação avança em SG: hoje é para quem tem mais de 40

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo vacina pessoas da população em geral contra o coronavírus com mais de 40 anos a partir desta quarta (23) em 12 pontos de vacinação, quatro deles com drive thru, das 8h às 17h. As lactantes com bebês de até doze meses e autorização médica também podem se vacinar. Com o aumento da população a ser vacinada, os pontos de vacinação vão funcionar, das 8h às 17h, também aos sábados. Só ontem (22), a cidade vacinou 13.380 pessoas, sendo 11.290 da população em geral com mais de 43 anos.

A cidade continua vacinando portuários, trabalhadores da Educação, profissionais de Educação Física, guardas municipais, veterinários - que precisam estar trabalhando e comprovar o vínculo com São Gonçalo (empregatício ou de residência); grávidas e puérperas sem comorbidades com autorização médica; estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades, pessoas que têm doenças neurológicas crônicas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com síndrome de down, trabalhadores da saúde da linha de frente e profissionais da saúde - todos acima dos 18 anos.

Só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com a Astrazeneca. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos.

Podem se imunizar com a segunda dose da AstraZeneca pessoas que tomaram a vacina há mais de 12 semanas e a CoronaVac também continua disponível para os que têm mais de 21 dias de vacinados.