O programa Niterói Presente, que completa quatro anos em dezembro, será renovado em agosto e deverá ganhar um reforço que permitirá a ampliação das ações estratégicas dos agentes de campo. A Prefeitura de Niterói e o Governo do Estado estudam a possibilidade de implantação de bases fixas de apoio às equipes, começando pela Região Oceânica, local geograficamente mais amplo beneficiado pelo programa até o momento. Desde a sua implantação, já foram 2.752 ocorrências atendidas com sucesso, 667 foragidos da justiça foram retirados das ruas através de abordagens, 239 pessoas foram presas em flagrante por furto, e 231 por posse e uso de drogas, entre outras ocorrências.
Para garantir os agentes do Programa Segurança Presente nas ruas da cidade, o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, e o subsecretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, coronel Maurício Santos de Moraes, reuniram-se ontem (25), no Palácio Guanabara, com o coronel Lima Freire, superintendente-geral de operações da Secretaria de Governo, para alinhar o novo contrato.
O coronel Paulo Henrique, responsável pelo convênio entre a prefeitura com o governo do estado, disse que os objetivos do programa estão sendo alcançados com sucesso e apoio da população, o que justifica a renovação.
"Quando iniciamos um projeto, buscamos mudanças positivas. Resultados que justifiquem todo o trabalho e os recursos dispendidos. Em cada renovação desde a sua implantação buscamos melhorar ainda mais a forma de atuação. A manutenção do programa é responsabilidade da Prefeitura, enquanto a estratégia de policiamento é atribuição do governo do estado. Tudo isso é feito através de uma análise criteriosa e acompanhamento da mancha criminal. Para esse novo contrato, estamos estudando a implantação de bases fixas para dar mais suporte aos agentes, o que deverá ocorrer, primeiramente, na Região Oceânica, uma área grande de cobertura do programa. O importante é continuarmos alcançando os objetivos", explicou Paulo Henrique.
Os programas Niterói Presente e Proeis são resultado de convênios da Prefeitura de Niterói com o Governo do Estado, em que o município paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar nas ruas de Niterói nos dias de folga. No caso do Niterói Presente, há um efetivo fixo de policiais, alguns já reformados, e agentes civis.
Os programas pagos pela Prefeitura colocam, em média, 448 homens por dia nas ruas patrulhando a cidade com um investimento municipal de cerca de R$ 137 milhões por ano. Atualmente o Niterói Presente atua em Icaraí, São Francisco, Jurujuba, Charitas, Centro, Fonseca, Barreto, Santa Rosa, além da Região Oceânica. Com a atuação em turnos diferenciados em polígonos traçados estrategicamente, o programa permite que a PM possa atuar em outras áreas e em ações de maior potencial ofensivo de combate à criminalidade.
"A Prefeitura de Niterói é parceira da operação e temos o objetivo de renovar o contrato para proporcionar uma segurança de qualidade aos moradores e visitantes do município. Trabalhamos para oferecer segurança diferenciada com policiais capacitados e treinados na metodologia de policiamento de proximidade" reforçou o superintendente-geral de operações da Secretaria de Governo, coronel Lima Freire.
Uma das marcas do Programa Niterói Presente é a integração com a população, em um trabalho de polícia de proximidade. Mediadores interagem com moradores através do WhatsApp. Todos os bairros têm um grupo para ajudar a população e agilizar determinadas ocorrências. O grupo segue regras específicas, e são vedados assuntos que não se relacionem à segurança pública.
"A integração e a política de aproximação com a população são fatores preponderantes. Os moradores confiam nos nossos agentes, que se integram ao apoio do Cisp com as câmeras operadas por Guarda Municipal e o apoio dos nossos operadores. É um trabalho que cresce a cada dia e, com isso, a PM pode agir em outras áreas. Além de retirar foragidos das ruas e efetuarmos prisões em flagrante também estamos sempre prontos para dar apoio a população em diversas questões", detalhou Wellington Moreira, coordenador do Niterói Presente.
Niterói: reforço na segurança

Há possibilidade de implantação de bases fixas em apoio às equipes de campo, começando pela Região Oceânica - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura