Atendimento mais humanizado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O atendimento humanizado em saúde é uma prática fundamental para que todos se sintam bem e, principalmente, os que estão necessitando de atendimento por uma doença aguda ou crônica ou mesmo para a realização de um exame para investigação diagnóstica ou terapêutica, se sintam acolhidos, não apenas pelos profissionais de saúde que os atenderão, mas também pelos porteiros, ascensoristas, recepcionistas, faxineiros, ou seja ,por todos aqueles que terão contato com o paciente. Todos devem e precisam demonstrar atenção e respeito.

Infelizmente, muito se fala e pouco se pratica.

É importante lembrar que o paciente que procura um serviço médico, busca acolhimento e está sofrendo de algum mal estar ou doença, e deve ser ouvido com atenção, tratado com respeito, pois muitas vezes está passando por um momento delicado de sua vida e ainda se depara com dificuldade de acesso para marcação de consultas, de exames, de vagas para internações eletivas, dificuldade de acesso, nos pacientes que apresentam alguma deficiência e o serviço de saúde não está adequado para esse acolhimento. Mas é fundamental salientar que qualquer pessoa deveria ser atendida nos estabelecimentos de saúde da melhor forma possível, da mesma forma que você gostaria de ser atendido ou alguém da sua família. Pensando assim, com certeza, o atendimento seria mais humanizado.

Algumas vezes o próprio paciente, já amargurado com tantos problemas ou desinformações ou por fatos negativos anteriores que marcaram seu passado, se torna impaciente e indelicado. Se entender dessa forma e der atenção, ouvir, explicar e tentar resolver e ajudar,essa barreira se quebra e a relação se estabelece,normalizando uma situação que poderia se agravar desnecessariamente.

As pessoas estão sofrendo, a situação econômica está difícil, com falta de empregos, baixos salários, estresse com gastos com alimentação, medicamentos, educação e tudo pode culminar com aparecimento de sinais e sintomas que direcionam para o atendimento ambulatorial ou ate de emergência.

Entender o sofrimento de quem está sendo atendido, bem como o dos seus familiares ,é um dos pontos-chave para uma boa relação de atendimento. É preciso se identificar, para que o paciente saiba com quem ele falou, da mesma maneira que cada pessoa atendida tem um nome, tem uma identificação e, em serviços de emergência, devido à gravidade do caso, atenção redobrada com o paciente e seus familiares. Muitas vezes a doença pode ser fatal e há necessidade de se sensibilizar com o problema, entender aquele momento difícil para o paciente e sua família, dando conforto para aliviar o sofrimento, seja com palavras e gestos, sempre direcionados para um atendimento humanizado e com capacidade técnica adequada.

A humanização do atendimento significa que o paciente não busca apenas a solução de um problema de saúde, mas também alívio e conforto pessoal.

Muitas vezes, só com o fato da pessoa ser ouvida, ela já se sente mais aliviada, o que faz com que o tratamento curse de forma mais tranquila. Aumenta o nível de confiança em relação ao atendimento e torna mais efetivo o tratamento preconizado. Alias quem não gosta de ser bem atendido?

O atendimento humanizado comporta a integralidade, unindo a qualidade do tratamento técnico com a qualidade da relação que se desenvolve entre o paciente, os familiares e a equipe de saúde.

O atendimento deve sempre transmitir segurança, confiança e acolhimento.

Não se justifica frieza ou indiferença diante daquela situação do paciente ou da família, por ser apenas mais um, deve-se considerar o paciente como um todo e entender os sentimentos envolvidos diante de tantas situações que nos deparamos no nosso dia a dia.

O profissional deve chamar o paciente pelo nome, deve se identificar, esclarecer suas duvidas, pois muitas vezes a expressão dos sentimentos, medos e ansiedades não são acolhidas nem valorizadas e algumas dúvidas nem são esclarecidas. Muitas vezes o paciente e sua família se sentem inibidos ou com medo de perguntar ou se posicionar diante de uma situação, mas é importante que a pessoa esclareça suas duvidas para melhor evolução e seguimento das recomendações necessárias para um melhor tratamento.

Quando os pacientes se sentem acolhidos, por terem recebido atendimento de forma humanizada desenvolvem uma relação de confiança com o profissional, facilitando o tratamento. As recomendações dadas serão acolhidas de forma mais séria e regrada, pois se sentirão à vontade para perguntar, esclarecer dúvidas e afastar seus medos. Agiliza o tratamento, tornando-o mais eficaz e seguro. Quando o paciente precisar voltar a uma unidade de saúde, sempre se lembrará do tratamento recebido e isso contribui de forma determinante para acelerar o processo de cura, sempre que possível.

Outra boa dica é evitar o linguajar técnico, pois isso foge à realidade da maioria das pessoas e dificulta o entendimento.

Confiança - A segurança começa desde uma simples confirmação da consulta, muitas vezes tão esperada, com tantas duvidas, incertezas e expectativas associada a um bom atendimento, num ambiente bem estruturado, e com o carinho e a atenção que o médico concede ao seu paciente. Isso cria um vínculo de confiança inabalável.

O atendimento humanizado é marcado pela união entre o comportamento ético e o conhecimento técnico, sabendo ouvir, compreender, aconselhar, e direcionando o tratamento, para proporcionar os cuidados necessários para atender com humanismo e responsabilidade, com qualidade e dedicação, priorizando a consciência médica e o juramento de Hipócrates na arte de curar ou quando isso não for possível, que seja capaz de amenizar o sofrimento humano.