C-19: 1 milhão de fluminenses terão testagem gratuita

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi lançado esta semana o programa "Cidades Monitoradas", que visa testar gratuitamente um milhão de fluminenses nos próximos 90 dias para diagnóstico da covid-19. O projeto é uma parceria da MedLevensohn com a Veus Saúde e apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ).

O projeto é uma iniciativa que realiza ações preventivas e de monitoramento a partir da realização gratuita de exames periódicos para detecção da covid-19 e anticorpos contra a doença em indivíduos que atuam na operação ativa dos diversos serviços do turismo, como transporte,
hotelaria, comércio e alimentação.

"Estamos trabalhando para realizar a retomada do turismo no Estado com muita segurança, sempre divulgando um turismo consciente. O resultado desse trabalho fez com que o Rio de Janeiro continuasse a ser um dos destinos mais procurados mesmo durante a pandemia. E agora estamos prontos para dar o próximo passo, que é essa testagem em massa dos profissionais do turismo. Essa ação permitirá que conquistemos cidades mais seguras e mais preparadas para a manutenção das suas atividades durante a pandemia", afirma Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, que participou do lançamento do projeto na última quinta-feira.

Para José Marcos Szuster, CEO da MedLevensohn, o projeto nasce com o objetivo de movimentar a cadeia produtiva do turismo. "É recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) testar a população durante a pandemia do coronavírus e o Rio de Janeiro é uma das principais portas de entrada dos turistas no Brasil. O projeto "Cidades Monitoradas" visa ajudar na retomada gradual dos pequenos e grandes eventos sediados em nosso Estado, como o réveillon e o carnaval".

A participação dos profissionais de serviços na testagem é voluntária e totalmente gratuita. "Taxistas, garçons e profissionais da hotelaria, por exemplo, serão beneficiados com a realização dos exames para detecção do Sars-Cov-2, Covid19 e status imunológico. Eles serão testados com frequência, no mínimo, cerca de duas vezes por mês", explica Marcelo Botelho, CEO da Veus Saúde.

O lançamento contou com a presença do secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe.