Crescimento das vendas confirma otimismo do setor

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Richard Sonsol*

O mercado imobiliário vai muito bem. O desempenho do setor no primeiro quadrimestre do ano demonstra isso. Os financiamentos imobiliários com recursos da caderneta de poupança alcançaram R$ 59,91 bilhões de janeiro a abril, o que representa um salto de 122,3% em comparação a igual período do ano passado. Há confiança e otimismo no setor por parte das construtoras e dos compradores.

Nos quatro primeiros meses do ano, os recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), garantiram a compra de 258,6 mil imóveis, o que representa 151,8% a mais do que em 2020, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

A procura por crédito em abril, último mês do quadrimestre, demonstra o vigor do setor. Entre as modalidades de aquisição e construção, foram financiados 70,1 mil imóveis, com desembolso de R$ 16,70 bilhões em empréstimos oriundos das cadernetas, 149,2% superior ao ano anterior e terceiro maior volume nominal mensal da série histórica, iniciada em 1994 pela Associação.

Não se pode esquecer que, além da demanda pela casa própria para morar, o momento atrai também interessados em investir em imóveis, ativo real que vem se mostrando competitivo frente a outras aplicações financeiras.

A janela de oportunidades para a aquisição da casa própria permanece aberta. Inclui taxas de juros atraentes e disponibilidade de recursos financeiros destinados aos empréstimos. As construtoras se animam a planejar novos lançamentos porque há forte demanda por parte das famílias e o cenário econômico tem se mostrado positivo e promissor. Imóveis novos ou usados, amplos ou compactos estão nas prateleiras das corretoras, com boa saída.

Niterói vem se destacando na preferência das famílias, inclusive entre os moradores de cidades vizinhas, que procuram por qualidade de vida. Quem busca um imóvel em Niterói, tem nos associados da ADEMI-Niterói o parceiro ideal para realizar a compra com tranquilidade e segurança.