São Gonçalo pode ter centros de reabilitação pós covid-19

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A covid-19 continua matando e deixando sequelas em milhares de pacientes que conseguem deixar o hospital ou mesmo em quem apresentou sintomas leves. É uma doença silenciosa, que continua a cada dia desafiando a ciência e exigindo muito dos profissionais de saúde. Para garantir suporte na reabilitação das pessoas com alguma limitação provocada pela infecção, o vereador Alexandre Gomes (PV)
apresentou esta semana projeto de lei na Câmara Municipal de São Gonçalo autorizando o município a criar Centros de Reabilitação Pós-Covid. 

No espaço, o paciente teria atendimento especializado de fisioterapia respiratória e corporal, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social. O projeto ainda garante que o local conte com outros instrumentos, insumos e especialidades necessárias para o seu funcionamento de acordo com os protocolos de saúde definidos pelas autoridades de saúde pública. 

"A luta pela recuperação total da Covid-19 não termina após a alta hospitalar ou com a cura da doença. Após contraírem a infecção, milhares de pacientes precisam de assistência respiratória. Durante muito tempo de terapia intensiva, nos casos mais graves, o corpo perde muita massa muscular e sofre complicações motoras e neurológicas. Fracos, os pacientes que deixam os CTIs precisam passar
pelas unidades de readaptação pós-respiração assistida ou por centros de reabilitação. A fisioterapia é indicada para restaurar as capacidades físicas e respiratórias do paciente", explica o parlamentar. 

Alexandre Gomes também ressaltou, que devido a solidão provocada pelo isolamento social, em um leito de hospital, e até mesmo o medo da própria doença, surgem impactos psicológicos.

"Existe todo um trabalho posterior a ser executado para que o paciente recuperado tenha de volta a confiança necessária para resgatar sua qualidade de vida. Todo o período de infecção mexe com o psicológico do paciente".

Em casa há duas semanas, depois de 16 dias de internação, a comerciária Jane Lindomar de Souza, de 43 anos, reclama do cansaço e da falta de ar.

"Você não consegue dar mais do que dez passos, calçar uma sandália, tomar um banho normal. Tudo te cansa, falta ar. É uma
sensação horrível. O médico solicitou sessões de fisioterapia respiratória. A construção deste Centro de Reabilitação Pós-Covid vai ajudar muitas pessoas. Centenas de pessoas", garantiu a moradora do bairro do Pacheco.