BCG, uma vacina que tem seu próprio dia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) é considerada uma das vacinas mais importantes para o recém-nascido. Tanto que ganhou um dia só pra ela. Amanhã, dia 1º de julho, comemora-se o Dia da Vacina BCG, mesmo dia em que ela foi criada. O imunizante, que tem dose única e deve ser aplicada nos primeiros dias de vida ou até os 4 anos, faz parte da rotina e está disponível em sete unidades de saúde de São Gonçalo. Embora seja de suma importância, a vacina teve baixa procura em 2020, segundo a prefeitura.

A vacina BCG, que em 2019 teve cobertura vacinal de 112,5% do público-alvo em São Gonçalo, teve apenas 54,4% em 2020. Este ano, até o início de junho, 42% do público-alvo teve a dose da vacina, que é obrigatória, aplicada. O coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Rafael Vidal, alerta a população para a importância de ter a vacinação em dia.

"A BCG é uma das vacinas mais importantes para o bebê, principalmente nos primeiros meses de idade, pois evita as formas graves da tuberculose. Os pais devem levar o seu bebê logo nos primeiros dias de nascido a fim de proteger de forma mais rápida contra a tuberculose. Na Maternidade Municipal Mário Niajar, em Alcântara, os bebês já saem vacinados. Caso não tenha recebido a vacina na unidade por algum motivo, os pais podem procurar qualquer local que aplique a vacina logo após a alta médica", explicou o enfermeiro.

A BCG protege o bebê contra a tuberculose, principalmente em relação aos tipos mais graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.